O Bispo de Cuernavaca, Dom Ramón Castro Castro, informou ao grupo ACI que o Papa Francisco poderia visitar o México e os Estados Unidos entre setembro e outubro de 2015.

Embora o Vaticano não tenha confirmado estas viagens, o Papa Francisco recebeu o convite de autoridades civis e eclesiásticas para viajar à Filadélfia, Estados Unidos, com motivo do Encontro Mundial com as Famílias previsto para os dias 22 a 27 de setembro de 2015. O Santo Padre poderia aproveitar para fazer uma visita ao México, seu país vizinho.

Dura a visita ad limina  que a Conferência do Episcopado Mexicano realiza de 12 a 31 de maio em Roma, Dom Castro explicou ao grupo ACI que o Papa Francisco está considerando a ideia de visitar o México devido às numerosas petições que lhe fizeram durante estes dias.

 

“Dissemos-lhe: ‘Santo Padre, você tem que ir ao encontro com as famílias nos Estados Unidos por que não aproveitamos e já que passa por ali faz um saltito ao México?’. E nos disse que o vai pensar. Se a providência o permitir e ele se anima provavelmente o tenhamos no México”, afirmou Dom Castro.

“Cada vez que temos a oportunidade –continuou–, lhe dizemos: ‘Santo Padre estamos esperando-o no México’. Mas ele nos disse: Vejam, eu sou latino-americano, e não posso dar preferência por isso à América, tenho primeiro que visitar a África, depois da África, veremos”.

Dom Castro, quem coordena a visita ad limina dos bispos mexicanos em Roma, indicou que se estão dividindo por grupos de bispos de dez dioceses distintas para encontrar-se com o Santo Padre. No próximo 19 de maio, está previsto que o Papa receba no Palácio Apostólico do Vaticano todos os bispos em um mesmo ato.

 

“Os encontros com o Papa estão sendo algo extraordinário, porque os encarregados de protocolo nos disseram que cada bispo só podíamos estar cinco minutos, entretanto o Papa estava tão emocionado… parecia que receber-nos era o único que tinha por fazer, e cada bispo escutou por muito mais tempo para saber nossos gozos, esperanças e problemas, como se fôssemos amigos ou irmãos”, partilhou.

“Ao final, antes de ir-se a um evento muito importante disse: ‘Sabem qual é a diferença entre a guerrilha e o protocolo? Que com a guerrilha se pode negociar, mas com o protocolo não. Assim que vamos. E efetivamente, tinha um encontro com milhares de estudantes”, acrescentou.

“O conselho do Papa para seguir adiante é viver na esperança, com ânimo, e seguir trabalhando como bons pastores à imagem de Cristo como bom pastor, e pôr tudo o que esteja de nossa parte nesta realidade histórica que nos corresponde viver”, concluiu Dom Castro.