“Chegou aqui, pegou a sua bandeja, os talheres, e entrou na fila para ser servido", relatou à Rádio Vaticano o cozinheiro do refeitório, Franco Paini, enquanto compartilhava a surpresa dos empregados do centro industrial do Vaticano quando viram o Papa Francisco junto a eles para almoçar massas, uma porção de merluza, verdura gratinada e um pouco de batata frita.

O fato foi compartilhado rapidamente nas redes sociais, pois os trabalhadores começaram a tirar fotos com o Pontífice, que conversava tranquilamente com eles.

“Na mesa, sentou-se ao lado de cinco funcionários uniformizados da Farmácia vaticana, que lhe explicaram como era o dia a dia de seu trabalho e o Bispo de Roma, falou com eles sobre as suas origens italianas. Com outros dois empregados falou de futebol e com outros de economia. Fizeram fotos de grupo, vídeos e muitos selfies com o Papa”, informou a Rádio Vaticano.
Não é a primeira vez que o Pontífice surpreende os operários do Vaticano: no verão passado, Francisco visitou os empregados da zona industrial e conversou especialmente com os carpinteiros que encontrou pelas ruas.

Também, em março de 2013, Francisco compartilhou a Missa com jardineiros e faxineiros do Vaticano. Aquela vez, a presença do Pontífice despertou o assombro dos empregados, que se maravilharam ao vê-lo sentado na última fila dos bancos, onde teve um momento de oração pessoal.

Em março de 1981, São João Paulo II também almoçou com operários de Terni, na Itália.