Durante o Ângelus dos domingos, e também em outras ocasiões, o Papa Francisco exortou os fiéis a levarem sempre consigo um pequeno livro do Evangelho para que possam lê-lo com frequência para meditar nas palavras e na vida de Jesus.

Para ajudar a colocar esse convite em prática, lançando uma mensagem clara, no próximo domingo durante o Ângelus na Praça de São Pedro e por vontade do Santo Padre serão distribuídos gratuitamente -como presente do Papa Francisco aos fiéis ali presentes- milhares de Evangelhos em edição de bolso.

A iniciativa, análoga àquela da distribuição das “Misericordinas”, faz alguns meses, é realizada pela Elemosineria apostólica, com a colaboração de numerosos voluntários: 150 escoteiros, os seminaristas do Seminário Romano, as Irmãs da Madre Teresa, outras religiosas e diversas pessoas... “A Elemosineria deve, de fato, ser o braço do Papa para a caridade não só material, mas também espiritual”, relato o comunicado.

O volume de bolso, impresso pela Tipografia Vaticano (em edição especial para esta ocasião, que não estará disponível para a venda), contém os quatro Evangelhos e os Atos dos Apóstolos.

O livro começa com a citação das palavras do Papa na exortação apostólica “Evangelii Gaudium”: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida toda daqueles que se encontram com Jesus”.

Na página interna da capa tem as indicações de como rezar o “Terço da Misericórdia” e, na terceira parte da capa, conclui-se com a oração do Beato Cardeal John H. Newman: “Querido Jesus...” que a Beata Madre Teresa aconselhava a suas religiosas que rezassem todos os dias.