Carregando...
O Papa: Fé, coragem e perseverança de mártires testemunham a verdade do Evangelho

VATICANO, 07 Jan. 13 / 06:32 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Bento XVI assinalou que a fé, a coragem e a perseverança dos mártires são um nobre testemunho rendido à verdade do Evangelho de Cristo, em quem os fiéis devem ter os olhos fixos.

Assim o indicou o Santo Padre em um vídeo mensagem enviada à Igreja na Camboja que do 5 ao 7 de janeiro realizou um congresso pelo Ano da Fé titulado "O Concílio Vaticano II e a Igreja".

O Papa indicou que "neste Ano da Fé vos convido a manter os olhos fixos na pessoa de Jesus Cristo, que é a origem e o fim de nossa fé, e reiterar que Ele é a Boa Nova ao mundo de hoje. Nele, os exemplos de fé que marcaram nossa história encontram sua luz plena".

"Além disso, recordando o tempo das desordens que precipitaram seu país na escuridão, eu gostaria de sublinhar como a fé, a coragem e a perseverança de seus pastores e de seus irmãos e irmãs cristãos, dos que muitos deles encontraram a morte, é um nobre testemunho rendido à verdade do Evangelho".

Este testemunho, prosseguiu o Santo Padre, "converteu-se em uma força espiritual inestimável para reconstruir a comunidade eclesial em seu país. Hoje, o grande número de catecúmenos e de batismos de adultos demonstram seu dinamismo e são um sinal feliz da presença ativa de Deus em vós".

O Papa referiu-se assim aos anos de terror na Camboja. Em 1970, os católicos eram 65 mil. Depois do massacre liderado por Pol Pot, só ficaram uns mil em 1979 quando o exército do Vietnã invadiu o país. Nenhum dos sacerdotes e das religiosas cambojanas sobreviveu ao extermínio dos jemeres vermelhos, enquanto que os sacerdotes missionários foram todos expulsos.

"Queridos irmãos e irmãs -continuou o Papa- como o apóstolo Paulo vos exorto a ‘conservar a unidade do Espírito com o vínculo da paz’. Tenham a segurança das orações de seus irmãos e irmãs cujo sangue correu pelos arrozais! Sede levedura na massa da sociedade, dando testemunho do amor de Cristo para todos, construindo laços de irmandade com os membros de outras tradições religiosas, e andando pelos caminhos da justiça e da misericórdia".

O Santo Padre alentou depois aos jovens a que sejam discípulos generosos de Cristo, aos seminaristas a que sejam sacerdotes entregues à oração para convidar a outros a abraçar essa mesma vida. Aos religiosos e missionários, o Santo Padre pediu que sejam "o belo sinal da comunhão eclesial em torno de seus pastores para que sua fraternidade na diversidade de seus carismas possa levar a muitas das pessoas que vos servem e amam com zelo a reencontrar a Jesus Cristo".

"E a todos os que procuram a Deus, perseverem e estejam seguros de que Cristo vos ama e vos oferece sua paz!", exortou.

Finalmente o Papa fez votos para que "a Virgem Maria, Nossa Senhora de Mekong, em sua humildade e fidelidade à vontade do Senhor, vos ilumine neste Ano da Fé. Estejam seguros de que estão presentes em minha oração, e com grande carinho vos transmito a todos uma afetuosa Bênção Apostólica!".

Etiquetas: Camboja, Ásia

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Abr
19
  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com 23 cardeais nomeados por Paulo VI, dos quais somente 10 têm menos de 80 anos.

Videos

A falta de oração leva à mediocridade espiritual
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: