O Papa Bento XVI lamentou o assassinato do sacerdote italiano Andrea Santoro ocorrido este domingo na Turquia enquanto rezava na igreja em que acabava de celebrar Missa e expressou seu desejo de que o "sangue derramado seja semente de esperança para construir uma autêntica fraternidade entre os povos".

Segundo uma testemunha presencial, identificada como Loredana Palmieri, voluntária leiga que ajudava o missionário, este foi vítima de dois disparos de bala perpetrados por um homem que, enquanto disparava, gritou em árabe "Alá é grande". O sacerdote era um missionário da família espiritual de Charles de Foucauld.

Em um telegrama enviado ao Cardeal Camillo Ruini, Vigário Geral para a diocese de Roma da qual dom Andrea -de 60 anos- era missionário "fidei donum", o Santo Padre expressou que ao mesmo tempo eleva "orações fervorosas de sufrágio pelo valente testemunho do Evangelho da caridade".

Do mesmo modo, o Pontífice deu "de todo coração a consoladora bênção apostólica aos familiares, em particular, à idosa mãe, tão dolorida, e a quantos choram sua morte violenta".

Em outro telegrama dirigido ao Bispo Luigi Padovese, vigário apostólico de Anatólia (Turquia), Bento XVI ressaltou a generosidade e dedicação apostólica com que o sacerdote cumpria seu ministério "em favor do Evangelho e a serviço das pessoas necessitadas e marginalizadas".

Finalmente, o Santo Padre expressou sua "particular proximidade a esta comunidade cristã, reafirmando a firme condenação a toda forma de violência".