Após o pedido do Papa Bento XVI a Congregação para a Doutrina da Fé divulgará no sábado 7 de janeiro uma Nota com indicações pastorais para o Ano do Fé que será celebrado entre outubro de 2012 e novembro de 2013.

Na notícia divulgada hoje o mencionado dicastério através de um comunicado no qual se recorda que o objetivo deste Ano é "contribuir a uma renovada conversão ao Senhor Jesus e ao redescobrimento da fé, para que todos os membros da Igreja sejam testemunhas acreditáveis e contentes do Senhor ressuscitado, capazes de indicar a porta da fé a tantas pessoas que procuram a verdade".

O Santo Padre decretou no ano passado a realização do Ano da Fé, que terá início no dia 11 de outubro de 2012, com ocasião do 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e concluirá no dia 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

O comunicado de hoje indica que o Papa procura "colocar no centro da atenção eclesiástica no encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé nele, tal como ele busca desde o início de seu pontificado".

A Nota a ser publicada no dia 7 de janeiro precisa uma série de indicações em quatro níveis: Igreja Universal; Conferências Episcopais; Dioceses; e por último Paróquias, Comunidades, Associações e Movimentos.

O texto ressalta ademais que no Ano da Fé o Catecismo da Igreja Católica será essencial e que os bispos deverão promover seu conhecimento e estudo para melhorar e difundir a catequese usando além disso as novas linguagens da comunicação.

Além disso, indica o comunicado, espera-se numerosas iniciativas ecumênicas para favorecer o restabelecimento da unidade entre os cristãos e reafirmar a fé em Cristo entre os batizados.

Por outro lado, no recentemente criado Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, será instituída uma Secretaria para o Ano da fé para coordenar as diversas iniciativas promovidas pelos dicastérios e de relevância para a Igreja universal, e será lançado um site específico que oferecerá informação útil a respeito.

Ao ser os documentos do Concílio Vaticano II outro dos conteúdos essenciais para o Ano da Fé, a Congregação recorda no comunicado que "desde o início de seu pontificado, o Papa Bento XVI se comprometeu firmemente em procurar uma correta compreensão do Concílio, rechaçando como errônea a chamada ‘hermenêutica da descontinuidade e a ruptura’ e promovendo a que ele mesmo chamou ‘hermenêutica da reforma, da renovação na continuidade’".

Do mesmo modo, prossegue, as indicações pastorais da Nota têm a finalidade de favorecer "o encontro com Cristo, através de testemunhas autênticas da fé, e aumentar o conhecimento dos conteúdos da fé".

Finalmente, a Congregação para a Doutrina da Fé assinala que "as indicações oferecidas na Nota têm a finalidade de convidar todos os membros da Igreja a comprometer-se no Ano da fé para redescobrir e ‘compartilhar o mais valioso que tem o cristão: Jesus Cristo, redentor do homem, Rei do Universo, ‘iniciador e consumador da fé’".