Em suas palavras esta noite às centenas de milhares de peregrinos que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, o Papa Bento XVI os alentou a edificar suas vidas na rocha firme que é Cristo e a que se proponham seriamente a meta da santidade.

Em meio de um grande ambiente de festa, que superou longamente o desconforto pelo calor intenso que obrigou a organização a derramar abundante água sobre os jovens, o Santo Padre disse que as palavras de Cristo não podem ser desatendidas mas devem "chegar ao coração, arraigar nele e forjar toda a vida".

"Sem isto, ficam vazias e se tornam efêmeras. Não nos aproximam dele. E, deste modo, Cristo segue sendo longínquo, como uma voz entre outras muitas que nos rodeiam e às que estamos tão acostumados".

Depois de ressaltar que quando Cristo fala, mostra o que Ele mesmo é e não outra coisa, Bento XVI sublinhou que esta verdade "sempre vale a pena viver em toda circunstância e que nem sequer a morte pode destruir".

"Queridos jovens, escutem de verdade as palavras do Senhor para que sejam em vós ‘espírito e vida’, raízes que alimentam seu ser, pautas de conduta que nos assemelhem à pessoa de Cristo, sendo pobres de espírito, famintos de justiça, misericordiosos, limpos de coração, amantes da paz".

O Papa animou logo os jovens a caminhar cotidianamente com Jesus e pediu aos peregrinos que aproveitem estes dias para "para conhecer melhor a Cristo e inteirar-vos de que, enraizados Nele, o vosso entusiasmo e alegria, os vossos anseios de crescer, de chegar ao mais alto, ou seja, a Deus, têm futuro sempre assegurado, porque a vida em plenitude já habita dentro do vosso ser".

"Fazei-a crescer com a graça divina, generosamente e sem mediocridade, propondo-vos seriamente a meta da santidade. E, perante as nossas fraquezas, que às vezes nos oprimem contamos também com a misericórdia do Senhor, sempre disposto a dar-nos de novo a mão e que nos oferece o perdão no sacramento da Penitência".

“Edificando-a sobre a rocha firme, a vossa vida será não só segura e estável, mas contribuirá também para projetar a luz de Cristo sobre os vossos coetâneos e sobre toda a humanidade, mostrando uma alternativa válida a tantos que viram a sua vida desmoronar-se, porque os alicerces da sua existência eram inconsistentes: a tantos que se contentam com seguir as correntes da moda, se refugiam no interesse imediato, esquecendo a justiça verdadeira, ou se refugiam em opiniões pessoais em vez de procurar a verdade sem adjetivos".

"Sim, há muitos que, julgando-se deuses, pensam que não têm necessidade de outras raízes nem de outros alicerces para além de si mesmo. Desejariam decidir, por si sós, o que é verdade ou não, o que é bom ou mau, justo ou injusto; decidir quem é digno de viver ou pode ser sacrificado nas aras de outras preferências; em cada momento dar um passo à sorte, sem rumo fixo, deixando-se levar pelo impulso de cada instante. Estas tentações estão sempre à espreita".

"É importante não sucumbir a elas, porque na realidade conduzem a algo tão fútil como uma existência sem horizontes, uma liberdade sem Deus", alertou.

"Pelo contrário, sabemos bem que fomos criados livres, à imagem de Deus, precisamente para ser protagonistas da busca da verdade e do bem, responsáveis pelas nossas ações e não meros executores cegos, colaboradores criativos com a tarefa de cultivar e embelezar a obra da criação. Deus quer um interlocutor responsável, alguém que possa dialogar com Ele e amá-Lo. Por Cristo, podemos verdadeiramente consegui-lo e, radicados Nele, damos asas à nossa liberdade ".

O Santo Padre logo animou os jovens a serem prudentes e sábios e a edificar suas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. “Esta sabedoria e prudência guiará os vossos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz. Então sereis bem-aventurados, ditosos, e a vossa alegria contagiará os outros", afirmou.

Essa maneira de viver, questionará outros e os ajudará a chegar ao Senhor, ao Deus feito homem " que dá consistência a todo o universo. Ele morreu por nós e ressuscitou para que tivéssemos vida, e agora, junto do trono do Pai, continua vivo e próximo a todos os homens, velando continuamente com amor por cada um de nós".

Finalmente o Pontífice encomendou a JMJ Madrid a "à Santíssima Virgem, que soube dizer “sim” à vontade de Deus e nos ensina, como ninguém, a fidelidade ao seu divino Filho, que acompanhou até à sua morte na cruz”.

“Meditaremos tudo isto mais pausadamente ao longo das diversas estações da Via-Sacra. Peçamos para que o nosso “sim” de hoje a Cristo seja também, como o Dela, um “sim” incondicional à sua amizade, no fim desta Jornada Mundial e durante toda a nossa vida. Muito obrigado!", concluiu.

Saudando os jovens em português o Papa disse: “Queridos jovens dos diversos países de língua oficial portuguesa e quantos vos acompanham, bem-vindos a Madrid! A todos saúdo com grande amizade e convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e – espero – da vossa vida: Cristo Senhor. Nestes dias ouvireis pessoalmente ressoar a sua Palavra. Deixai que esta Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. Não se pode crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja”.