O Papa Bento XV nomeou hoje Dom Pablo Galimberti di Vietri, até agora Bispo de San José de Mayo (Uruguai), novo Bispo de Salto, a diocese mais extensa do país, depois de aceitar a renúncia de Dom Daniel Gil Zorilla ao governo pastoral da diocese por limite de idade.

Dom Galimberti nasceu em Montevidéu em 8 de maio de 1941. Ingressou no Seminário Menor desta cidade em 1959 e realizou seus estudos para o sacerdócio no Instituto Teológico do Uruguai Monsenhor Mariano Soler (ITUMS) e no Seminário Interdiocesano Cristo Rey.

Em 1969 obteve a licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Recebeu a ordenação sacerdotal no Uruguai em 29 de maio de 1971.

O novo bispo de Salto exerceu a docência em Teologia Dogmática no ITUMS (hoje Faculdade de Teologia) e em Fenomenologia da Religião na Universidade Católica do Uruguai. Em 1974 se desempenhou como formador no Seminário Interdiocesano.

Foi nomeado Bispo da diocese de San José de Mayo em 12 de dezembro de 1983 e recebeu sua consagração episcopal em 18 de março de 1984. Na Conferência Episcopal do Uruguai foi Vice-presidente (1998-2000), Secretário Geral (2001-2003) e Presidente (desde 2003 até a data).

No Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) colabora no Departamento de Justiça e Solidariedade como Responsável pela Seção Pastoral Social. Por dois qüinqüênios foi consultor da Congregação para o Clero e do então Pontifício Conselho para o Diálogo com os Não Crentes.

A diocese de Salto, que ocupa os departamentos do Artigas, Salto, Paysandú e Rio Negro, tem uma superfície de 49 mil e 295 quilômetros quadrados e uma população que beira os 370 mil habitantes, dos quais 278 mil professam a fé católica. Para a atenção pastoral da diocese, Dom Galimberti contará com a cooperação de seu Bispo Auxiliar, Dom. Heriberto Bodeant, além de 31 sacerdotes e 91 religiosos.