O Papa Bento XVI nomeou hoje ao Dom Jorge Herbas Balderrama, O.F.M., Bispo da Prelatura de Aiquile, na Bolívia, onde se desempenhava como Bispo Coadjutor.
Dom Herbas nasceu em, Mizque em 1 de junho de 1963, foi ordenado sacerdote em 27 de dezembro de 1990 e consagrado Bispo Coadjutor da Prelatura em 24 de março de 2007. Realizou seus estudos básicos no Mizque e Aiquile, e os de Filosofia e Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET) de Cochabamba.
Emitiu os primeiros votos na Ordem Franciscana dos Frades Menores em 3 de fevereiro de 1986 e a profissão solene em 12 de agosto de 1989. Recebeu a ordenação sacerdotal em 27 de dezembro de 1990.
O Prelado se desempenhou inicialmente como Pároco em Santa Ana da Recoleta em Sucre, de 1999 a 2005 como Professor dos professos temporais e dos teólogos da Província em Cochabamba. No mesmo período exerceu como Definidor e Secretário para a formação e os estudos da Província Franciscana. Desde 1999 a 2002 foi Consultor jurídico da Província.
Dom Herbas é doutor em Direito Canônico da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma e até agora ditava cadeira de Direito Canônico no Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET) e na Faculdade de Direito civil da Universidade Católica Boliviana em Cochabamba.
Dom Herbas substitui ao Dom Adalberto Rosat, O.F.M., cuja renúncia foi aceita por Bento XVI depois de que cumprisse os 75 anos.