A agência UCA News informou que o Papa Bento XVI poderia aprovar de forma breve a beatificação de 188 mártires japoneses, conforme teria declarado o Cardeal Stephen Fumio Hamao.

O Cardeal Japonês, que dirigiu o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes de 1998 a 2006 e ainda reside em Roma, considerou que a cerimônia de beatificação poderia ser celebrada no Japão em novembro próximo.

O Cardeal Hamao, de 77 anos, teve um papel central na reunião de fevereiro passado entre 20 cardeais e arcebispos na Congregação para a Causa dos Santos em que se discutiu o caso dos 188 mártires.

Segundo o Cardeal, neste grupo se aplica a beatificação porque foram assassinados "não porque eram oponentes políticos mas sim por sua fé cristã".

Destacou que "embora muitos fossem samurai e sabiam como lutar, escolheram o caminho da resistência não violenta e isso é muito significativo para o povo de hoje".

Entre os mártires figuram sozinhos quatro sacerdotes. Todos outros são laicos, incluindo muitas mulheres e crianças.

O Cardeal revelou que a Congregação votou "unanimemente a favor de sua beatificação".

Do mesmo modo, disse que este passo será muito importante para os japoneses porque destacará o fato do direito a acreditar em uma religião é um direito humano fundamental".

Embora o Japão garantisse a liberdade de religião, "não é muito reconhecida pelo povo. A religião no Japão é vista como uma questão de tradição familiar e não de convicção pessoal".