O Papa almoça hoje com doze jovens representantes dos cinco continentes, dois dos quais são espanhóis, depois de uma intensa manhã na que Bento XVI se reuniu com os Reis da Espanha no Palácio da Zarzuela, e com jovens religiosas e professores universitários no Escorial.

Um grupo de crianças da Guarda a Suíça se encontrava às portas da Nunciatura onde produziu-se um fluxo constante de peregrinos e diferentes atuações para amenizar a estadia do Pontífice.

Bento XVI quis manter esta tradição –produzida em anteriores Jornada Mundial da Juventude (JMJ)-- de almoçar com um grupo reduzido de jovens, com o objetivo de falar com eles de maneira próxima. O almoço terá lugar no Salão dos Embaixadores da Nunciatura Apostólica de Madrid, onde os jovens já o aguardam, e durará entre uma hora e hora e meia.

Os jovens escolhidos para comer com o Pontífice são Sylvie Kambau Mujinga, de 29 anos e procedente do Congo; Aloys Sibomana, de 28 anos de Ruanda; Michelle Louise Hatfield, de 22 anos dos Estados Unidos; Juan Carlos Piedra Calderón, de 33 anos do Equador; Yo-Chen (Paola) Chuang, de 25 anos de Taiwan; Gia Hoang (Paul) Nguyen, de 27 anos do Vietnam; Eva Jáno íková, de 28 anos da Eslováquia; Olivier Richard, de 25 anos da França; Claire Brown, de 23 anos da Austrália; e Martin Thomas Leung-Wai, de 25 anos da Nova Zelândia.

Os dois espanhóis selecionados pela JMJ para comer com o Papa são Gonzalo Cánovas del Castillo, de 28 anos, e Aurora María Almagro, de 20 anos. Ambos confessaram sentir-se "nervosos" pelo encontro com Bento XVI e com "uma grande responsabilidade" diante da idéia de representar a juventude espanhola. Em declarações à Europa Press, Gonzalo detalhou que na semana passada mantiveram uma reunião com membros de protocolo da JMJ sobre a vestimenta. Neste sentido, os rapazes devem ir de um modo "formal" e as garotas não podem ir de branco, amarelo nem vermelho, exceto as que sejam da Espanha ou da Bélgica, já que estes países possuem realeza monárquica.