O Papa Francisco escreveu uma mensagem ao Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, com motivo da elevação à ordem episcopal de Mons. Fabio Fabene, Subsecretário desse organismo do Vaticano.

“Transcorridos quase cinquenta anos da instituição do Sínodo dos Bispos -escreve o Papa- e consciente de que para o exercício do ministério petrino é necessário, absolutamente, reavivar ainda mais o estreito laço com todos os pastores da Igreja, quero valorizar esta preciosa herança conciliar”.

Por isso, assinala o Papa, “não há dúvida de que o Bispo de Roma precisa da presença de seus coirmãos bispos, do conselho e da prudência e experiência deles (…). Por isso agradeço a todos os que com um trabalho generoso, assíduo e competente garantiram, em todos estes anos, que a instituição sinodal contribuísse para o imprescindível diálogo entre Pedro e seus coirmãos”.

Agora, prossegue, “para tornar ainda mais manifesto o apreciado serviço que este organismo desempenha em favor da colegialidade episcopal com o Bispo de Roma, decidi conferir ao Subsecretário (Mons. Fabene) o caráter episcopal”.

“Desse modo o Subsecretário, que já colabora com Sua Eminência em tudo o que diz respeito ao desenvolvimento da atividade sinodal, em virtude da ordem episcopal refletirá essa comunhão afetiva e efetiva que constitui o objetivo principal do Sínodo dos Bispos”.

“Também na hora de coordenar o trabalho interno da Secretaria Geral, o Subsecretário estará chamado a expressar a realidade fecunda e frutuosa que brota da participação no 'munus' episcopal, fonte de santificação para os que o rodeiam e fundamento da comunhão hierárquica com o Bispo de Roma, cabeça do Colégio episcopal e com os membros do mesmo Colégio”.