O Papa Francisco tramitou recentemente seu Documento Nacional de Identidade (DNI) e seu passaporte argentino, informou o Ministério do Interior e Transporte da Argentina, e os receberá nos próximos dias na Casa da Santa Marta, no Vaticano, após de seguir o trâmite regular para qualquer cidadão do país.

O ministro do Interior da Argentina, Florencio Randazzo, indicou que “Sua Santidade se comunicou com Juan Pablo Cafiero, nosso embaixador ante o Vaticano e lhe informou que queria seguir viajando pelo mundo com o passaporte argentino, por isso na sexta-feira através do centro digital que temos em Roma se iniciou seu trâmite”.

“Francisco pediu expressamente não gozar de nenhum privilegio e solicitou quw seu Novo DNI e Passaporte seguissem as vias administrativas normais”, assinalou.

O trâmite realizado pelo Papa para obter seus documentos, disse o ministro, foi igual ao “que fazem todos os argentinos, onde tomou uma foto digital, seu digital e sua assinatura em 15 minutos; e nos próximos dias o estará recebendo no Domus Santa Marta no Vaticano, onde declarou residência”.

Randazzo expressou sua alegria por “este novo gesto do Papa para com nosso país que nos enche de orgulho”, pois em vez de tramitar um passaporte do Vaticano “escolheu renovar seu Passaporte e tramitar o Novo DNI para viajar pelo mundo em sua tarefa de máximo representante da Igreja Católica com um documento de viagem como o de qualquer cidadão argentino”.