No último 21 de dezembro na cidade de Petrópolis (RJ) foram revelados os nomes dos vencedores do X Concurso Literário Histórias de Natal, uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC) e do Movimento de Vida Cristã que nesta edição abordou a temática da JMJ Rio 2013:  “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Os ganhadores das três categorias do concurso (crianças, jovens e adultos), procedem de diferentes cidades brasileiras.

A cerimônia de encerramento e a premiação aos autores, uma verdadeira festa cultural natalina, aconteceu na Casa Cláudio de Souza, ponto de referência cultural da cidade por ser a sede da Academia Petropolitana de Letras, do Instituto Histórico de Petrópolis e da Academia Brasileira de Poesia. Além da leitura de trechos dos contos finalistas pelos próprios autores, professores da Escola de Música da Universidade Católica de Petrópolis, apresentaram músicas tradicionais natalinas.

O Prof. Dr. Paulo Machado, presidente da Academia Petropolitana de Letras e membro do júri do Concurso, parabenizou a iniciativa do Centro de Estudos Culturais e do Movimento de Vida Cristã, sobretudo pela promoção de futuros escritores entre jovens e crianças.

O Prof. Ms. Martín Ugarteche Fernández, membro do Movimento de Vida Cristã (MVC) e diretor presidente do Centro de Estudos Culturais no Brasil, afirmou que “o grande objetivo de Histórias de Natal é lembrar que Deus é real, que é uma Pessoa que vem ao nosso encontro e que essa é uma das grandes mensagens do Presépio. O Senhor Jesus é realmente Deus conosco, Deus feito homem”.

Em sua décima edição, o Concurso Histórias de Natal teve por tema a mesma temática da JMJ Rio 2013 “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Dessa maneira, os organizadores quiseram contribuir na preparação para esse grande encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Bento na cidade do Rio de Janeiro em julho do próximo ano.

Os vencedores das três categorias foram: Letícia de Andrade Silva (“O Natal, uma festa para os jovens”), João Víctor Pinto Foster (“A noite mágica”) e Jessica Barcellos Bastos (“Filho e filha”). A diversidade na procedência dos cinco finalistas de cada categoria reflete a projeção nacional do Concurso Histórias de Natal, que nasceu em Petrópolis, cidade de uma rica tradição cultural, no ano 2003.

Em entrevista a ACI Digital, o Prof. Ugarteche assinalou: “Estamos muito contentes por esses dez anos deste projeto de evangelização da cultura, que busca resgatar o sentido autêntico do Natal. A Casa Cláudio de Souza, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, é realmente um marco para a realização deste evento. A leitura feita dos contos natalinos, pelos próprios autores, assim como as músicas de Natal que hoje cantamos diante do Presépio, crianças, jovens e adultos, com força e ternura, nesta casa da Cultura, foram realmente o mais intenso da jornada, o sentido principal pelo qual trabalhamos ano a ano por um Natal mais cristão”.

Em 2013 o Centro de Estudos Culturais publicará um livro, as obras mais destacadas das últimas edições do Concurso Histórias de Natal. Uma primeira compilação já foi publicada no ano 2006.