Carregando...
O Natal uma festa para os jovens: Concurso Literário de Histórias de Natal chega ao fim de sua X edição

Prof. Martín Ugarteche (dir.) e alguns dos premiados no X concurso Histórias de Natal

PETRÓPOLIS, 26 Dez. 12 / 07:42 pm (ACI).- No último 21 de dezembro na cidade de Petrópolis (RJ) foram revelados os nomes dos vencedores do X Concurso Literário Histórias de Natal, uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC) e do Movimento de Vida Cristã que nesta edição abordou a temática da JMJ Rio 2013:  “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Os ganhadores das três categorias do concurso (crianças, jovens e adultos), procedem de diferentes cidades brasileiras.

A cerimônia de encerramento e a premiação aos autores, uma verdadeira festa cultural natalina, aconteceu na Casa Cláudio de Souza, ponto de referência cultural da cidade por ser a sede da Academia Petropolitana de Letras, do Instituto Histórico de Petrópolis e da Academia Brasileira de Poesia. Além da leitura de trechos dos contos finalistas pelos próprios autores, professores da Escola de Música da Universidade Católica de Petrópolis, apresentaram músicas tradicionais natalinas.

O Prof. Dr. Paulo Machado, presidente da Academia Petropolitana de Letras e membro do júri do Concurso, parabenizou a iniciativa do Centro de Estudos Culturais e do Movimento de Vida Cristã, sobretudo pela promoção de futuros escritores entre jovens e crianças.

O Prof. Ms. Martín Ugarteche Fernández, membro do Movimento de Vida Cristã (MVC) e diretor presidente do Centro de Estudos Culturais no Brasil, afirmou que “o grande objetivo de Histórias de Natal é lembrar que Deus é real, que é uma Pessoa que vem ao nosso encontro e que essa é uma das grandes mensagens do Presépio. O Senhor Jesus é realmente Deus conosco, Deus feito homem”.

Em sua décima edição, o Concurso Histórias de Natal teve por tema a mesma temática da JMJ Rio 2013 “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Dessa maneira, os organizadores quiseram contribuir na preparação para esse grande encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Bento na cidade do Rio de Janeiro em julho do próximo ano.

Os vencedores das três categorias foram: Letícia de Andrade Silva (“O Natal, uma festa para os jovens”), João Víctor Pinto Foster (“A noite mágica”) e Jessica Barcellos Bastos (“Filho e filha”). A diversidade na procedência dos cinco finalistas de cada categoria reflete a projeção nacional do Concurso Histórias de Natal, que nasceu em Petrópolis, cidade de uma rica tradição cultural, no ano 2003.

Em entrevista a ACI Digital, o Prof. Ugarteche assinalou: “Estamos muito contentes por esses dez anos deste projeto de evangelização da cultura, que busca resgatar o sentido autêntico do Natal. A Casa Cláudio de Souza, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, é realmente um marco para a realização deste evento. A leitura feita dos contos natalinos, pelos próprios autores, assim como as músicas de Natal que hoje cantamos diante do Presépio, crianças, jovens e adultos, com força e ternura, nesta casa da Cultura, foram realmente o mais intenso da jornada, o sentido principal pelo qual trabalhamos ano a ano por um Natal mais cristão”.

Em 2013 o Centro de Estudos Culturais publicará um livro, as obras mais destacadas das últimas edições do Concurso Histórias de Natal. Uma primeira compilação já foi publicada no ano 2006.

Etiquetas: Natal, Concurso "Histórias de Natal"

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Set
22

Católico em dia

22 de setembro de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com 23 cardeais nomeados por Paulo VI, dos quais somente 10 têm menos de 80 anos.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: