O Arcebispo de Morelia (México), Cardeal Alberto Suárez Inda, afirmou que “o círculo nunca será quadrado”, em relação à iniciativa de alguns legisladores a fim de legalizar as uniões homossexuais.

Durante o debate sobre a legalização das uniões homossexuais em Morelia, o Cardeal Suárez Inda disse que a respeito deste tema não é possível “mudar” as instituições.

Segundo assinalou o jornal ‘El Sol de Morelia’, o Arcebispo explicou que a posição da Igreja Católica é clara. “Não vamos mudar as leis feitas por humanos, podem ser boas ou más, mas a consciência dos cristãos deve guiar-se além de convicção com um respeito a todos, mas também pela defesa das instituições”.

Deste modo, disse que existem temas, como o matrimônio, que não podem ser mudados. “Dois mais dois são quatro e jamais serão oito, o círculo nunca será quadrado, existem verdades absolutas que são impostas, mas não nos escravizam”.

“A verdade nos faz livres, a definição do matrimônio como união estável entre homem e mulher será sempre válida sem menosprezar aqueles que pensam de outra maneira”.

O Cardeal Alberto Suárez Inda disse também que os legisladores poderiam aprovar uma iniciativa como a do matrimônio gay, mas devem ser conscientes porque no final das contas devem respeitar as instituições como elas são atualmente.