Em uma Instrução Pastoral sobre a iniciação cristãs das crianças no sacramento da Confirmação, o Arcebispo de La Plata (Argentina), Dom Héctor Aguer  diz que o catecismo não deve ficar na Primeira Comunhão, mas deve converter-se em “escola de cristianismo”.

O documento chama-se “Para que tenham Vida”, o Arcebispo platense indica que a catequese deve ser representada como “escola de cristianismo”,porque “as crianças não vão apenas para ‘fazer a Primeira Comunhão’ mas para aprender a ser cristãos, a viver como tais”.

No Documento que consta de seis capítulos e uma conclusão, Dom Aguer  afirma que desde o momento da inscrição na catequese é preciso procurar a “inserção dos catequizandos em algum dos grupos ou movimentos paroquiais.

Além de estabelecer um programa catequético de três ciclos correspondente ao mesmo número de anos, o Arcebispo dispõe que se estabeleça, em continuidade com os anos anteriores, um “período catequético de afirmação e crescimento pessoal”.

“Nesta etapa se avança na formação espiritual, fomenta-se a participação na missão eclesiale se orienta no discernimento vocacional”,  indica a instrução.