O Cardeal Sean O’Malley, Arcebispo de Boston e membro do Conselho de Cardeais que colabora com o Papa Francisco na reforma da Cúria Vaticana, afirmou que o Caminho Neocatecumenal é uma graça para a Igreja.

Essa declaração foi feita pelo também presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores na segunda-feira, 28 de janeiro, no Encontro Vocacional do Caminho Neocatecumenal, que aconteceu no Estádio Rommel Fernández, no Panamá, um dia depois da conclusão da Jornada Mundial da Juventude.

Foto: Imprensa Caminho Neocatecumenal

Após parabenizar o iniciador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello, que completou 80 anos em 9 de janeiro, o Cardeal O’Malley afirmou que a conversão do primeiro “permitiu, por sua vez, a conversão de muitíssimas pessoas e estamos muito gratos por sua vocação e pelo Caminho Neocatecumenal, que é uma graça especial para a Igreja”.

“Kiko é um trovador de Deus como seu patrono São Francisco, que com sua música e arte ajuda a descobrir a beleza do amor de Deus presente em nossas vidas. Mas a coisa mais importante é a resposta radical ao seu chamado a receber Jesus como discípulo”, destacou.

Foto: Imprensa Caminho Neocatecumenal

“Este é um encontro providencial e vai mudar a vida de muitos de vocês. Sua vida vai se transformar em uma aventura: a aventura de ajudar Jesus Cristo a salvar esta geração”, disse, por sua vez, Argüello no encontro.

“Hoje, as pessoas não escutam porque têm o ouvido fechado. Não se interessam por nada de religião e, por isso, precisamos abrir o ouvido desta geração”. “O Senhor nos dá o poder de amar o outro em uma nova dimensão, na dimensão da cruz”, acrescentou.

Fotos: Imprensa Caminho Neocatecumenal

Pe. Mario Pezzi, um dos responsáveis pelo movimento eclesial, incentivou os participantes a responder a Jesus: “Se alguém sente o chamado de Deus ao sacerdócio, à vida consagrada ou à evangelização, é um dom que o Senhor os faz. Não tenham medo!”.

Segundo nota do Caminho Neocatecumenal, participaram do encontro 25 mil pessoas, das quais quase 13 mil eram da América Latina.

Fotos: Imprensa Caminho Neocatecumenal

A nota ressalta ainda que, no total, 700 rapazes e 650 moças expressaram seu interesse por seguir um caminho de vida consagrada na Igreja. Outras 600 famílias também manifestaram sua disposição em se tornar missionárias em diferentes lugares do mundo.

Também participou do evento Dom José Domingo Ulloa, Arcebispo do Panamá e anfitrião da JMJ, o qual disse aos presentes: “Não me canso de repetir que a transformação deste mundo, da Igreja só pode vir de vocês, os jovens. Vocês são o presente da humanidade e da Igreja”.

Confira também:

Mais em