“Transformados no amor e pelo amor”, é o tema da meditação que oferecerá o Papa Francisco no III Retiro Mundial de Sacerdotes organizado pelo Movimento de Renovação Carismática Católica (RCC) e a Fraternidade Católica.

O retiro será realizado em Roma, na Basílica São João de Latrão, de 10 a 14 de junho, terá como lema: “Chamados à santidade para a nova evangelização”.

Os participantes deste encontro meditarão nestes cinco temas: ‘Congregados’, ‘Reconciliados’, ‘Transformados’, ‘Reforçados’ e ‘Enviados... para a nova evangelização’. Além disso, o retiro usará como base das meditações a exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco.

O Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, celebrará a missa de abertura do retiro. Depois da celebração eucarística, Michelle Moran (presidenta do RCC) e Gilberto Barbosa (presidente da FC) darão as boas-vindas aos participantes.

A meditação do primeiro dia será feita pelo Pe. Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, e tratará sobre o lema do retiro: ‘Chamados à santidade para a nova evangelização’.

O Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, dirigirá a meditação do dia, a qual leva por título ‘Reconciliados com Deus’, após a adoração eucarística, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de estado da Cidade do Vaticano, celebrará a Missa.

Nesta mesma tarde, Livio Tacchini terá um colóquio sobre o tema ‘O preço da reconciliação’, após o qual haverá uma ocasião para o sacramento reconciliação encarregado ao Pe. Daniel Ange.

O dia 12 de junho, dia em que comemoramos a Solenidade do Sagrado Coração do Jesus, o tema da jornada será ‘Transformados’. Dirigido pelo Pe. Jonas Abib, fundador da comunidade brasileira Canção Nova, realizará a meditação: ‘Deixa que o amor de Deus te transforme’.

Depois, a irmã Briege McKenna e o Pe. Kevin Scallon dirigirão a adoração eucarística e a oração de cura. Nesta mesma tarde será o encontro com o Papa Francisco, o Santo Padre realizará uma meditação sobre o tema ‘Transformados no amor e pelo amor’ e logo após um momento de diálogo com os sacerdotes, celebrará a Eucaristia, e fará um envio missionário dos participantes.

No dia seguinte o tema da Jornada será ‘Reforçados’. Novamente o Pe. Cantalamessa realizará a meditação, esta vez nomeada: ‘Reforçados para ser mais plenamente discípulos missionários’.

Em seguida, o Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero celebrará a eucaristia. Após a missa a meditação: ‘Viver o sacerdócio no poder do Espírito Santo’, por Dom Joseph Malagreca.

Para concluir, no dia 14 de junho, o Cardeal Agostino Vallini, vigário da diocese de Roma, presidirá a Missa de encerramento.

Podem encontrar mais informação em: www.iccrs.org e www.catholicfraternity.net