Dom Javier Del Río Alba, membro do conselho de administração da Fundação Populorum Progressio, expressou sua satisfação pelos novos estatutos formulados para a Cáritas Internacional porque geram um maior vínculo com a Santa Sé.

"Cáritas Internacional e a Santa Sé terão uma maior comunhão graças a que o Papa (Bento XVI) dotou de novos estatutos a Cáritas Internacional, que passou a depender diretamente do Pontifício Conselho Cor Unum", assinalou o Prelado em entrevista concedida em 19 de junho ao grupo ACI.

Nesse sentido, Dom Del Río disse que este novo laço entre ambas as entidades fortalecerá a Cáritas Internacional e "garantirá um adequado cumprimento de sua missão".

Cáritas Internacional é uma organização humanitária da Igreja Católica que, agrupada em 163 organizações, brinda ajuda e oferece projetos de desenvolvimento humano integral, a médio e longoprazo, nos lugares de maiores necessidades.

Em outro momento, o também Arcebispo de Arequipa, no Peru, explicou sobre o cuidado que têm todas as Cáritas, tanto em nível internacional, nacional e diocesano, para não distorcer sua missão evangelizadora através do serviço humanitário.

Nesse sentido, recordou as palavras do Papa Bento XVI em 2011, quando recebeu o pessoal da Cáritas Internacional e os exortou a não esquecer a missão fundamental da instituição, que é uma missão evangelizadora através da caridade da Igreja, fazendo presente o amor de Deus aos homens.

"Uma instituição nitidamente eclesiástica –acrescentou Dom Del Río-, não é outra ONG que se preocupa somente pelo aspecto social; nós o fazemos no contexto da missão evangelizadora da Igreja, e como um sinal concreto do amor de Deus diante de tantos irmãos nossos que passam momentos de necessidade".

Finalmente, o Prelado fez um chamado a todos os fiéis a estarem muito unidos ao Papa, aos bispos e aos sacerdotes, "unindo ministérios e carismas para a missão da nova evangelização", referindo-se de maneira especial à missão na América Latina.

"Esta grande missão continental na América Latina é uma chamada constante a cada um de nós para que ponhamos um maior dinamismo na vida de nossas comunidades paroquiais", concluiu.