O falecido Bispo de Veracruz, Dom Rafael Guízar y Valencia, que será canonizado pelo Papa Bento XVI no dia 15 de outubro, se tornará o novo Patrono da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), que oficializará esta nomeação durante sua próxima Assembléia Ordinária.

A imprensa local informou que a canonização do primeiro bispo santo nascido na América será celebrada simultaneamente em Roma e no México, onde já existe um programa com diversas atividades como Missas, vigílias, publicação de livros e verbenas populares.

Assim, em 12 de outubro se realizará em Roma o congresso "São Rafael Guízar Valencia, exemplo de caridade pastoral", organizado pelo Pontifício Ateneu Regina Aspotolorum, que contará com a presença do Presidente da CEM, Dom José Guadalupe Martín Rábago; e do Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Batista Re. Nesse mesmo dia será apresentado no México o livro "São Rafael Guisar Valencia, Bispo missionário" escrito por Pedro Barrajón.

Na noite de 14 de outubro, em Veracruz, haverá uma vigília de oração em frente à Catedral onde estão os restos do prelado. No dia seguinte, no momento em que o Pontífice declarar santo Dom Guízar, soarão os sinos de todas as Igrejas deste estado mexicano.

Na segunda-feira, dia 16, a embaixada mexicana na Santa Sé oferecerá uma recepção ao corpo diplomático e outras personalidades presentes no Vaticano. Espera-se a presença do Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera; e do Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez.

Finalmente, em 17 de outubro, o Arcebispo de Xalapa (Veracruz), Dom Sergio Obeso, presidirá uma Eucaristia na Basílica São Paulo Extramuros. No México os festejos continuarão até 31 de outubro.

A biografia completa do Dom Rafael Guízar e uma oração para pedir sua intercessão, encontram-se em  http://www.cem.org.mx/prensa/especialGuizar.htm