Os 9 membros do Conselho de Cardeais, encarregados de assessorar o Papa Francisco no processo da reforma da Cúria do Vaticano, se reuniram durante os três últimos dias.

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, o grupo de cardeais convocado pelo Santo Padre e conhecido como C9 debateu principalmente o papel dos leigos na Igreja.

Neste sentido, convidaram a reler a carta do Papa Francisco ao Cardeal Marc Ouellet, Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, na qual, entre outros temas, ressalta a missão dos leigos na vida pública.

O Santo Padre esteve presente na maior parte das reuniões, exceto na que foi realizada durante a manhã de quarta-feira, devido a Audiência Geral presidida por ele.

Segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé por meio de um comunicado e de um briefing, a maior parte das consultas foram dedicadas a considerações relacionadas com os diferentes dicastérios da Cúria, a partir do que foi estabelecido na nova Constituição Apostólica.

Em concreto, falaram sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos (Propaganda Fide), a Secretaria de Estado, a Congregação para os Bispos e a Congregação para as Igrejas Orientais.

Os cardeais já finalizaram o estudo dos outros dicastérios – Doutrina da Fé, Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, Causa dos Santos e Promoção da Unidade dos Cristãos –, e enviaram a sua proposta definitiva ao Santo Padre.

Dedicaram uma parte do debate aos projetos dos dois novos dicastérios. O Cardeal Kevin Farrel falou sobre o Dicastério para Leigos, Família e Vida, do qual é Prefeito.

O Cardeal Peter Turkson apresentou o plano de trabalho para o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que reúne quatro dicastérios: Justiça e Paz, Cor Unum, Agentes de Saúde e Migrantes e Itinerantes.

O Cardeal Turkson esteve acompanhado de Dom Silvano Maria Tomasi, que explicou que o novo dicastério é como uma atualização da Constituição Conciliar Gaudium et Spes.

O Cardeal Sean O’Malley apresentou, por sua parte, a última atividade da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, a qual preside, enquanto o Cardeal George Pell se referiu aos últimos desenvolvimentos da Secretaria de Economia, da qual é responsável.

Ontem Mons. Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria para as Comunicações, apresentou as medidas já adotadas, e aquelas que adotarão na reforma da comunicação da Santa Sé, especialmente na formação da equipe.

A próxima reunião do Conselho está prevista para os dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2017.

Confira também: