As mulheres que dia a dia servem suas famílias com amor e sacrifício em seus lares agora têm uma devoção especial a quem recorrer. Trata-se de Nossa Senhora Dona de Casa ou Virgem Dona de Casa, a nova devoção mariana da Arquidiocese de Assunção, no Paraguai.

 

No dia 5 de março, Dom Pastor Cuquejo, Arcebispo Emérito de Assunção, entronizou a imagem de Nossa Senhora Dona de Casa (Nuestra Señora Ama de Casa, em espanhol) na Catedral Metropolitana da capital paraguaia.

A imagem foi trazida em um andor de um lugar conhecido como “o Panteão dos Heróis” por um grupo de mulheres representantes da Liga de Donas de Casa.

Em um comunicado publicado no site da Arquidiocese, assinalam que a iniciativa surgiu destas mulheres que há três anos se reuniam e encomendavam seus trabalhos domésticos e suas famílias à Virgem. Um dia quiseram contar com o apoio espiritual de uma devoção mariana específica.

Por isso, Dom Edmundo Valenzuela, atual Arcebispo de Assunção, aprovou a devoção e a imagem.

Esta Virgem carrega o Meninos Jesus em um braço e no outro uma bolsa que contém diversos frutos paraguaios. Aos seus pés, tem um cântaro e está vestida com uma túnica rústica, enfeitada com ‘ñandutí’, renda paraguaia feita a mão, a qual simboliza as donas de casa.

A imagem de Nossa Senhora Dona de Casa estará exposta na entrada da Catedral. Quando esta devoção crescer, será construída uma capela ou oratório. Até agora foi visitada por milhares de pessoas. Mais adiante, escreverão uma oração aprovada oficialmente.

A Virgem Maria também foi dona de casa. Ela cozinhava para São José e para Jesus, lavava e costurava a roupa, organizava e limpava a sua casa em Nazaré, entre outras tarefas que fazia com muito amor e dedicação. Assim a arquidiocese guarani achou apropriado privilegiar esta dimensão da vida de Nossa Senhora com uma devoção que certamente contará com muitos devotos e devotas.

Confira também: