O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira novos Bispos para as Dioceses de Blumenau (SC) e Bom Jesus da Lapa (BA). Dom Rafael Biersnaski foi transferido para a Diocese catarinense, vindo da Arquidiocese de Curitiba (PR), onde era Bispo auxiliar. Dom João Santos Cardoso, que era Bispo de São Raimundo Nonato (PI), assume a Diocese baiana.

Dom Rafael Biernaski nasceu em 1º de novembro de 1955, sendo natural de Curitiba (PR). Foi nomeado Bispo Auxiliar de Curitiba em fevereiro de 2010, recebendo a ordenação dois meses depois. Escolheu como lema “Enviou-me para evangelizar”. É mestre e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana. É membro da União dos Presbíteros de Schönstatt e, durante quinze anos, foi oficial junto à Congregação para os Bispos no Vaticano.

Nascido em 3 de dezembro de 1961 em Dário Meira, na Bahia, Dom João Santos Cardoso foi nomeado Bispo de São Raimundo Nonato em dezembro de 2011, recebendo a ordenação em fevereiro de 2012. Tem como lema “Naquele que me fortalece”. Possui mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Atualmente é o Bispo responsável pela Pastoral para a Cultura e Educação do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).