O Presidente da Conferência Episcopal da Nigéria e Arcebispo de Jos, Dom Ignatius Ayau Kaigama, denunciou a crueldade com que o grupo terrorista islâmico Boko Haram realiza seus ataques contra os cristãos e agora contra as instalações militares do país.

"Acabo de voltar de Roma a Nigéria, onde participei do Consistório e da nomeação como Cardeal de Dom Onayiekan, e acabo de ler sobre o atentado", assinalou o Prelado ao referir-se ao ataque do domingo, 25 de novembro, com dois carros bomba contra uma igreja protestante no quartel que aloja às Armed Force Command and Staff College (uma escola militar importante) no Jají, estado da Kaduna, no norte da Nigéria.

Em declarações à agência Fides, o Prelado disse que a sua "primeira reação ao ler sobre o atentado à igreja protestante em uma base militar, foi pensar que estas pessoas são muito atrevidas. Estes criminosos são capazes de renovar-se".

"Passaram de atacar os fiéis inocentes nas suas Igrejas a levar a guerra para dentro da instituição militar, o que demonstra um alto grau de experiência em cometer crimes e o nível de organização que alcançaram", assinalou.

O Prelado disse que o que realmente inquieta "é que ao realizar estes ataques, os membros do Boko Haram parecem ter certeza de que terão êxito. Isto é surpreendente porque se supõe que a polícia e os militares estão encarregados de proteger à população civil, mas agora se converteram em vítimas dos ataques do Boko Haram. Realmente temos problemas".

Por sua parte, a imprensa nigeriana informou que na manhã da segunda-feira conseguiram evitar um ataque em Abuja (capital federal) contra a sede de uma unidade especial de polícia encarregada de perseguir os membros do Boko Haram.