A 3ª edição da "Marcha Pela Vida" do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá neste domingo, dia 3 de maio, na Praia de Copacabana, vai incentivar a adoção como alternativa ao aborto. O evento, realizado pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil Sem Aborto pede a aprovação do projeto de lei n°478/2007, conhecido como "Estatuto do Nascituro", que tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, tendo já sido aprovado em duas comissões. O relatório pode ser apresentado e votado a qualquer momento.

“Queremos pedir que o processo de adoção seja facilitado. Hoje a burocracia é causa de desânimo para as famílias que desejam adotar. Convidamos a todos para que possam participar dessa grande manifestação. Desejamos uma cultura de paz e de vida que comece dentro do ventre das mulheres, para que as mães possam gerar seus filhos. Propague a cultura da vida, venha com a sua caravana, comunidade, amigos e família. Precisamos dar um basta a essa cultura de morte. A lei diz que o aborto é crime. Lutamos para salvar essas crianças inocentes”, incentivou a coordenadora estadual do movimento, Maria José da Silva.

A Marcha também apóia as PECs 164/2012 da Câmara e 29/2015 do Senado, que visam acrescentar no artigo 5º da Constituição Brasileira a expressão “desde a concepção” ao termo “inviolabilidade do direito à vida”.

Segundo a presidente nacional do movimento, Lenise Garcia, é preciso também acompanhar a tramitação da reforma do Código Penal, no Senado, pois alguns artigos do novo projeto querem permitir o aborto em qualquer circunstância.

“A vida é o primeiro dos direitos da pessoa humana, pois sem ele não há nenhum outro. O nascituro não pode defender-se a si mesmo, precisa de pessoas de bem que o defendam. Além disso, a mulher que aborta sofre consequências, carregando o peso de ter matado o filho. O Brasil sofre grande pressão internacional para legalizar o aborto, daí a importância de aprofundarmos no tema e manifestarmos a nossa opinião”, disse Lenise.

O evento contará com a presença de representantes de segmentos da sociedade civil e de diversos líderes religiosos. A concentração será às 8h30, próximo ao Posto 5, em Copacabana, na altura da Rua Miguel Lemos e a marcha sairá às 9h em direção à Praça do Lido. A estação de Metrô mais próxima é a estação Cantagalo. Informações pelo link: https://www.facebook.com/caminhadavidario?pnref=story