Ao visitar esta manhã o Pontifício Instituto de Música Sacra, por ocasião de sua recente renovação, o Papa Bento XVI pediu às autoridades eclesiásticas velarem para que o ‘aggiornamento’ da música religiosa se faça em continuidade com a tradição viva da Igreja.

Logo depois de saudar e agradecer aos benfeitores do Instituto, assim como a seu Grão Chanceler, o Cardeal Zenon Grocholewski, o Santo Padre elogiou este centro de música litúrgica, aonde "numerosos estudantes, que vêm aqui de todas as partes do mundo para formar-se nas disciplinas da música sacra, se convertem por sua vez em formadores em suas respectivas Igrejas locais".

O Pontífice destacou a importância que o Concílio Vaticano concede à música sacra e assinalou "quão rica é a tradição bíblica e patrística em destacar a eficácia do canto e da música sacra para mover os corações e elevá-los a penetrar, por assim dizê-lo, na mesma intimidade da vida de Deus".

"Por este motivo", adicionou o Papa, "a autoridade eclesiástica deve comprometer-se a orientar sabiamente o desenvolvimento deste exigente gênero de música, não ‘congelando’ o tesouro, mas sim procurando inserir na herança do passado as novidades valiosas do presente, para chegar a uma síntese digna da alta missão reservada a esta no serviço divino".

Bento XVI confiou que o Pontifício Instituto de Música Sacra, em sintonia com a Congregação para o Culto Divino, "não deixará de oferecer sua contribuição para um ‘aggiornamento’ adaptado a nossos tempos das preciosas tradições das quais a música sacra é tão rica".