Os Museus do Vaticano, que incluem a famosa Capela Sistina, voltarão a fechar as portas aos visitantes devido às atuais medidas cautelares na Itália para prevenir o aumento das infecções por COVID-19.

A decisão do Vaticano foi tomada "em coordenação com as medidas aprovadas pelas autoridades italianas para lidar com a situação sanitária", segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, em 4 de novembro.

Tais medidas incluem "o fechamento preventivo" de 5 de novembro a 3 de dezembro de 2020, dos Museus do Vaticano, do escritório de escavações da Basílica de São Pedro (conhecido como "Scavi"), do Museu das Vilas Pontifícias e outros espaços museológicos das Basílicas Pontifícias.

Os Museus do Vaticano estiveram fechados de 10 de março a 1º de junho, data em que reabriram suas portas adotando todas as medidas para evitar o contágio, como uso de máscaras, lavagem das mãos com gel antibacteriano, medição de temperatura em cada visitante na entrada dos museus e a entrada em grupos de no máximo dez pessoas.

Na ocasião, a diretora dos Museus do Vaticano, Bárbara Jatta, explicou que durante esses quase três meses de fechamento ao público provocado ​​pela pandemia da COVID-19, a equipe de pessoas que trabalha no local aproveitou a oportunidade para fazer algumas arrumações, e manutenção e também restauração de algumas obras de arte.

Entre elas, Barbara Jatta destacou as famosas “estâncias de Rafael” na Sala Constantino, um amplo espaço decorado com afrescos, no qual uma equipe de profissionais realizou estudos para corroborar a técnica utilizada e concluiu que foram realizados pelo próprio Rafael.

Por fim, os Museus do Vaticano informaram que "está previsto o reembolso direto automático para todos os ingressos ou visitas guiadas já adquiridos e reservados para o período de encerramento dos Museus indicados acima" e acrescentaram que "o visitante, portanto, não terá que apresentar um pedido formal de reembolso”.

Para mais informações, os Museus sugerem o envio de um e-mail para help.musei@scv.va.

O recente aumento de infecções por COVID-19 na Itália gerou novas restrições em todo o país, como o fechamento de bares e restaurantes às 18h e o toque de recolher de 22h às 5h e nas regiões mais afetadas estão previstos novos períodos de confinamento total.

Nesta linha, as audiências gerais presididas pelo Papa Francisco serão mais uma vez realizadas sem a presença dos fiéis, assim como está previsto que as celebrações do Natal no Vaticano sejam transmitidas ao vivo da mesma forma que aconteceu na Semana Santa passada.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: