A irmã Nirmala, a primeira sucessora de Madre Teresa de Calcutá como superiora das Missionárias da Caridade, faleceu nesta madrugada aos 81 anos de idade.

Conforme informou a congregação, a religiosa sofria de problemas no coração e faleceu de uma parada cardíaca. A irmã Nirmala esteve à frente das Missionárias até o ano 2009, quando foi sucedida pela religiosa Mary Prema.

Conforme informou o Arcebispo de Calcutá, Dom Thomas D'Souza, a irmã Nirmala "morreu em paz, rodeada de religiosas rezando por ela".

"Estava sofrendo de uma enfermidade cardíaca por um bom tempo, mas nunca perdeu seu sorriso e sempre foi muito entusiasmada", indicou.

Sua vida

Nirmala Joshi nasceu no seio de uma família hindu de Brâmanes, em 1934, no Ranchi, no leste do Bihar, Índia. Seus pais eram imigrantes do Nepal.

Foi educada por missionários cristãos na cidade da Patna, Índia. Aos 24 anos, motivada pelo trabalho e exemplo de Madre Teresa, se converteu ao Catolicismo.

A Irmã Nirmala foi uma das primeiras religiosas em dirigir uma missão fora da Índia, no Panamá, América Central. Logo após, dirigiu missões na Europa e em Washington, nos Estados Unidos, antes de ser escolhida para suceder a Madre Teresa.