Faleceu nesta quarta-feira, 13 de janeiro, o Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, que estava internado com Covid-19.

Em nota publicada em suas redes sociais, a Arquidiocese carioca informou: “O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, entregou serenamente sua alma a Deus, no inicio da tarde desta quarta-feira, 13 de janeiro, após longo período de enfermidade, em São José dos Campos (SP), onde residia”.

A Diocese de São José dos Campos, da qual Dom Eusébio foi o primeiro Bispo, também comunicou “com pesar” o falecimento do Purpurado

O Cardeal Eusébio Scheid tinha 88 anos de vida, dos quais 60 anos de sacerdócio e 39 de episcopado.

Na terça-feira, 12 de janeiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro havia informado que o Cardeal Scheid havia testado positivo para Covid-19 e que estava internado por ter apresentado um quadro de pneumonia.

Nasceido em 8 de dezembro de 1932, em Luzerna (SC), Dom Eusébio  era religioso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos –,na qual fez sua profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1954.

Em 3 de julho de 1960, foi ordenado sacerdote, em Roma. No dia 18 de fevereiro de 1981, foi nomeado como primeiro Bispo da Diocese de São José dos Campos (SP), onde ocorreu a sua ordenação episcopal em 1º de maio de 1981.

Foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis em 23 de janeiro de 1991 e, em 2001, foi nomeado arcebispo do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2009, quando teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI. Em 2003, foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II.

Com 88 anos, Dom Eusébio não fazia mais parte da lista de Cardeais eleitores (Purpurado com menos de 80 anos), em caso de um conclave.

Confira também: