A Igreja em Minas Gerais comemora nesta sexta-feira, 31 de julho, os 55 anos de Proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira do Estado. No dia do jubileu, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá Santa Missa no Santuário, em Caeté, às 15h. Em seguida, fará a inauguração da Praça Alcides da Rocha Miranda, revitalizada.

O Estado de Minas Gerais foi consagrado a Nossa Senhora da Piedade em 31 de julho de 1960, após decreto do Papa João XXIII, por meio das Letras Apostólicas "Haeret animia", de 20 de novembro de 1958.

Dom Walmor conduziu um conjunto de revitalizações do Santuário da Padroeira de Minas. Nos últimos quatro anos, o complexo arquitetônico, histórico, paisagístico e cultural do Santuário Nossa Senhora da Piedade passou por importantes etapas. A Ermida de Nossa Senhora da Piedade e a imagem esculpida pelo Mestre Aleijadinho foram cuidadosamente restauradas. Um novo trevo, com a Praça Frei Rosário Joffily, na entrada do Santuário, foi criado para facilitar o acesso dos peregrinos.

Agora, será inaugurada a Praça Alcides da Rocha Miranda, que fica em frente à Igreja Nova das Romarias. O local foi pavimentado e recebeu projeto paisagístico, bebedouros e o guarda-corpo. As obras foram viabilizadas por meio de parceria entre a Arquidiocese de Belo Horizonte, Governo de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Caeté. O objetivo foi proporcionar mais conforto e segurança para todos os peregrinos que visitam a Casa da Padroeira de Minas.