Milhares de peruanos participaram ontem no VII Grande Corso pela Vida, Família e pela Juventude, com ocasião do Dia do Nascituro, em Arequipa, ao sul do Peru.

O evento, organizado pela Coordenadoria Regional pela Vida, realizou-se entre 3:00 e 6:00 p.m., e contou com a participação de mais de 300 organizações, entre associações de pais de família, institutos e universidades, clubes, colégios profissionais e outros.

A porta-voz da Coordenadoria Regional pela Vida, Neldy Mendoza, destacou a sinergia entre os participantes da marcha e assegurou que "a concentração foi maciça, contabilizaram-se uma maior presencia de jovens e famílias e nos surpreendeu sua criatividade para promover a vida".

Mendoza revelou também que este ano estão sendo abertos "cada vez mais centros de apoio à mulher através do Projeto Esperança, único que apoia à mulher e ao homem que passaram pela experiência negativa de um aborto".

O Arcebispo da Arequipa, Dom Javier Del Río Alba assinalou que "aquelas mulheres que abortaram devem saber que estamos aqui para acolhê-las, para protegê-las, para compreendê-las, que não as julgamos, elas já têm suficiente dor pelo fato de ter abortado um filho".

"Saibam que a Igreja está aberta a recebê-las e ajudá-las a recomeçar sua vida no amor de Deus misericordioso para com todos", expressou.

O prefeito de Arequipa, Alfredo Zegarra, manifestou seu apoio à marcha de defesa da vida e contra o aborto, assinalando que as autoridades, desde sua posição de governo, devem favorecer políticas que protejam aos nascituros e suas mães, para que tenham uma qualidade de vida digna.

Entre as instituições que conformam a Coordenadoria Regional pela Vida figuram a Associação "Vida e Família", "Médicos pela Vida", "Ética e Direito", "Pró-mulher e Direitos humanos", "Juventude Pró-Vida", o Instituto para o Matrimônio e a Família da Universidade Católica San Pablo e a Associação "Vida Jovem".