O milagre da liquefação do sangue de São Januário voltou a comover centenas de fiéis presentes na Capela Real do Tesouro, durante uma cerimônia presidida pelo abade, Monsenhor Vincenzo De Gregorio.

O milagre ocorreu no sábado, 16 de dezembro, dia em que se celebrado São Januário como padroeiro de Nápoles.

 

Liquefaccion de sangre de San Genaro hoy en Italia

Uma publicação compartilhada por rmenast (@rmenast) em

Os fiéis chegaram à capela às 9h para esperar pelo milagre e, às 12h07, levantaram o lenço branco que, segundo a tradição, indica que o milagre ocorreu.

O milagre da liquefação do sangue de São Januário ocorre três vezes por ano: no sábado anterior ao primeiro domingo de maio, dia da transladação das relíquias do santo do cemitério Agro Marciano às catacumbas de Capodimonte; em 19 de setembro, quando se comemora o seu martírio; e, em 16 de dezembro, data em que é celebrado como padroeiro da cidade.

Entretanto, em dezembro do ano passado o milagre não ocorreu, causando preocupação entre os fiéis.

Em março de 2015, o sangue se liquefez diante do Papa Francisco, fato incomum porque a última vez em que o milagre havia ocorrido com um Pontífice tinha sido em 1848, com Pio IX. Não aconteceu quando João Paulo II e Bento XVI visitaram a cidade em outubro de 1979 e no mesmo mês de 2007, respectivamente.

Confira também: