Menos fiéis deixaram a Igreja Católica na Áustria em 2020 em comparação com 2019, segundo revelam os números divulgados no dia 13 de janeiro no país europeu.

As estatísticas mostram que 58.535 deixaram formalmente a Igreja em 2020, 13% a menos que em 2019, ano em que um total de 67.794 pessoas deixaram a Igreja.

Segundo a CNA Deutsch, agência em alemão do Grupo ACI, a queda ocorreu em todas as dioceses da Áustria, superando as expectativas em um ano marcado pela crise do coronavírus.

As autoridades da Igreja informaram que 3.807 pessoas entraram na Igreja Católica em 2020, 20,7% a menos do que em 2019, ano em que 4.898 pessoas entraram ou retornaram.

Além disso, 461 pessoas fizeram uso do “direito de se retratar” em 2020. Aqueles que o invocaram haviam inicialmente decidido deixar a Igreja, mas finalmente optaram por não o fazer, após entrar em contato com alguma autoridade eclesial em um período de três meses.

"Em todo caso, os fatores decisivos para esta ligeira diminuição do número de católicos não são apenas a relação entre as renúncias e as admissões, mas, sobretudo, a relação de batismos e mortes, e das chegadas e saídas”, indicou a Conferência Episcopal.

Outras áreas da Igreja na Áustria também desafiam essa tendência no país.

Em novembro, a Arquidiocese de Viena relatou um aumento no número de seminaristas com 14 homens que entraram em três seminários.

11 deles são da Arquidiocese de Viena e os outros 3 pertencem às dioceses de Eisenstadt e St. Pölten.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: