Graças a uma generosa corrente de solidariedade que incluiu o Papa Francisco, uma menina de Moçambique recebeu uma cadeira de rodas e, pela primeira vez em sua vida, poderá se movimentar sem ter que engatinhar pelo chão, devido a um problema em suas pernas.

 

Em sua conta no Twitter, o missionário argentino e pároco da paróquia de São Bento de Mangundze, Pe. Juan Gabriel Arias, compartilhou a história de Laura, uma menina de sete anos que tem um problema nas pernas desde que nasceu que a impede de caminhar com normalidade.

Esse impedimento significa que, por exemplo, sua mãe tenha que carregá-la para que possa ir ao colégio que fica a quatro quilômetros de sua casa.

No entanto, Pe. Arias indicou que, graças à doação da jornalista do L'Osservatore Romano, Silvina Perez, que doou a cadeira de rodas de sua mãe falecida, a menina pôde finalmente se movimentar com liberdade.

“Hoje mudamos a vida de Laura. Ela e a sua mãe estão felizes", lê-se em um vídeo compartilhado pelo sacerdote.

Além disso, Pe. Arias disse que esse presente chegou da Itália graças à ajuda do Papa Francisco. “Minha amiga Silvina Perez vive na Itália. A cadeira de rodas foi trazida a mim pelo Papa Francisco quando visitou Moçambique”, contou.

De 4 a 10 de setembro, o Papa Francisco fez sua quarta viagem à África, que incluía Moçambique, Madagascar e Maurício; durante esse período, Pe. Arias instalou um telão improvisado no templo para que os habitantes pudessem ver o Santo Padre.

 

“Muitas vezes é possível mudar a vida de uma pessoa sem dinheiro. Somente se preocupando, se comprometendo”, assinalou. “Há muitas Lauras que precisam de ajuda”, acrescentou.

Pe. Arias dirige a missão humanitária São Bento de Mangundze, onde graças às doações, pode ajudar muitas crianças como Laura a receber comida, educação e roupas.

O sacerdote visitou o país africano pela primeira vez durante uma missão em 2000. Quatorze anos depois, decidiu morar naquele local, uma pequena cidade localizada a 240 quilômetros de Maputo, capital do país.

Como assinalou em uma entrevista à Infobae, a desnutrição e a baixa expectativa de vida são dois grandes problemas em Moçambique, além da grande pobreza que impede muitos cidadãos de comprar roupas, muito menos uma cadeira de rodas.

"Por mais que faça 13 graus no inverno, as crianças saem às cinco da manhã sem sapatos para ir à escola às sete", disse.

Para saber mais e apoiar esta missão, visite Facebook Missao Mangundze

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Mais em

Confira também: