Carregando...
É "uma carta de amor à Espanha"
Martin Sheen protagoniza filme "The Way", sobre o Caminho de Compostela
Pai dos atores Emílio Estévez e Charlie Sheen recorda suas origens galegas.

SANTIAGO DE COMPOSTELA, 10 Nov. 10 / 12:47 pm (ACI).- O diretor Emilio Estévez e seu pai, o ator Martin Sheen, apresentaram em Santiago de Compostela a estréia do filme "The Way", uma produção que chegará a 150 cinemas de toda a Espanha com uma história que transcorre no Caminho do Santiago e que constitui "o grande filme do Ano Xacobeo (o Ano Santo Compostelano)".

Assim o explicou durante a apresentação o conselheiro de Cultura, Roberto Varela, que destacou que a 'road movie' produzida pela Filmax representa com perfeição o que significa o Caminho de Santiago através de "uma história preciosa".

"Exemplifica o Caminho físico e exterior, mas sobre tudo, o Caminho de transformação interior", destacou Varela, que confiou em que esta produção sirva para difundir o Caminho de Santiago fora da Galícia.

Por sua parte, o produtor Julio Rodríguez assinalou que "The way", que ofereceu sua pré-estréia esta segunda-feira em Santiago, será estreada de forma oficial em 150 cinemas espanhóis nos dia 19 de novembro. Além disso, prevêem levar o filme também aos cinemas dos Estados Unidos e que tenha presença em "absolutamente todo o mundo" em consonância com seu guia, que considerou "universal".

Tanto o produtor como o diretor, Emilio Estévez, mostraram-se também muito satisfeitos pela acolhida que o filme está tendo, sobre tudo entre os jovens, nos pré-estréias passadas na América do Norte, às que assistiram entre 300 e 400 pessoas em cada cidade. Em concreto, Estévez recordou que depois das exibições, 97 por cento dos assistentes recomendava este filme e quase 90 por cento se situava a favor de fazer o Caminho de Santiago. "Trata-se de educar a cidadania americana no que é o Caminho", explicou o diretor.

Por sua parte, Julio Rodríguez destacou o seu desejo de realizar a pré-estréia deste filme em Santiago e de fazer coincidir ademais esta data com a visita do Papa à cidade, no último 6 de novembro, o qual foi visto como "uma plataforma de primeira linha".

Uma "carta de amor"

"Este filme é uma carta de amor dirigida à Espanha", assegurou Emilio Estévez, que, da mesma forma que seu pai, Martin Sheen, recordaram nas perguntas dos jornalistas a origem galega de seu avô e pai, respectivamente. O verdadeiro nome do ator Martin Sheen é Ramón Antonio Gerardo Estévez.

Em concreto, Martin Sheen afirmou que este filme cumpre "um sonho de toda sua vida" e se mostrou contente de "voltar para casa", referindo-se à Galícia. Ao mesmo tempo, destacou o "emocionante" de voltar depois de um ano "ao ponto de partida" e "ver o projeto concluído" com "satisfação".

Por sua parte, Emilio Estévez, que elogiou poder trabalhar com seu pai, considerou "uma bênção" ter feito este filme no qual houve "uma série de milagres" para conseguir sua conclusão, sobre tudo "o ter encontrado as pessoas adequadas no momento adequado e para fazer a coisa adequada", assinalou.

Finalmente, Martin Sheen e Emilio Estévez mostraram seu desejo, depois da experiência de rodar na Galícia, de "voltar" para a Comunidade a realizar algum outro projeto e de poder fazer o Caminho de Santiago inteiro.

Rodada com o passar do Caminho de Santiago em setembro, outubro e novembro de 2009, The Way narra a história de Tom Avery, um reputado oftalmologista que vive na Califórnia e que, depois de receber uma chamada que lhe comunica o falecimento de seu filho Daniel nos Pirineus, decide concluir o Caminho do Santiago que seu filho tinha iniciado apesar da má relação que os unia.

O filme, em que participam a atriz canadense Deborah Kara Unger, e os atores Yorick Van Wageningen e James Nesbitt, inclui imagens filmadas no interior da Catedral de Santiago e em outros pontos do Caminho Francês, como Pamplona, Burgos e León.

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Abr
23

Católico em dia

23 de abril de 2014

  • Você sabia que: O título de Cardeal foi reconhecido por primeira vez durante o pontificado de Silvestre I (314-335). O termo vem da palabra latina cardo, que significa "dobradiça".

Videos

A falta de oração leva à mediocridade espiritual
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé
Bento XVI: O concílio e a beleza da nossa fé
A oração jamais pode ser feita de modo individualista

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Santo do dia

São Jorge »

Saito
Data
03/29/14
03/27/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: