Mais de 70.000 fiéis lotaram nesta segunda-feira as imediações do Santuário de Nossa Senhora da Lourdes em Massabielle (França), para participar da Missa internacional que comemorou o 150º da aparição da Virgem à camponesa Santa Bernadette Soubirous.

 

O Cardeal Bernard Panafieu, Arcebispo metropolitano de Marselha, junto a 25 bispos e de 800 sacerdotes presidiu a Missa no prado diante da gruta de Massabielle, onde  Bernadette viu à Virgem que se revelou como “A Imaculada Conceição”  em 11 de fevereiro de 1858.

 

As dezenas de milhares de peregrinos puderam seguir a celebração em telas gigantes localizadas junto aos celebrantes, assim como à beira de rio Gave  e perto da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, seguindo a Missa através dos alto-falantes.

 

Embora a liturgia se celebrou principalmente em francês, incluíram-se leituras e preces em diversos idiomas, incluindo o inglês, espanhol, alemão, italiano, português e polonês.

 

Depois da emotiva celebração Eucarística, seguida da oração do Ângelus, os sinos de todas as Igrejas da cidade bateram vivamente.

 

As festividades pelos 150 anos da Lourdes  começaram em 8 de dezembro de 2007 e culminarão em 8 de dezembro de 2008. Um dos pontos culminantes do jubileu seria a visita a Lourdes do Papa Bento XVI, que se realizaria provavelmente em setembro.

 

Acesso mundial via Internet

 

Para os fiéis do mundo que desejam seguir o jubileu das aparições, o Santuário de Lourdes lançou a página Web em diversos idiomas, onde podem escrever-se intenções de oração para que sejam depositadas aos pés da Virgem na famosa Gruta.

 

O site oficial do 150º  aniversário das aparições:  http://www.lourdes2008.com