O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, informou que para a oração do Terço do Papa Francisco, que ocorrerá nos jardins do Vaticano no sábado, 30 de maio, está confirmada a participação de mais de 40 santuários marianos de diferentes cidades do mundo.

Tais santuários se conectarão com o Santo Padre durante a oração do Terço na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada nos jardins do Vaticano, por isso os organizadores estimam que serão milhares de pessoas acompanhando este momento de oração.

Além disso, em uma entrevista concedida ao escritório da EWTN no Vaticano, Dom Fisichella antecipou que em junho este dicastério vaticano realizará várias iniciativas, por exemplo, a publicação da mensagem do Dia dos Pobres e uma iniciativa on-line sobre catequese.

"O uso das novas tecnologias permite criar comunidades e iniciativas, apesar das limitações", afirmou.

Nesta linha, Dom Fisichella afirmou que será possível "ter um momento de oração em unidade com o mundo", graças ao fato de haver milhares de santuários no planeta, por isso "será possível ter um momento de oração universal".

Como o Vaticano havia informado anteriormente, a intenção de rezar este Terço "é pedir a ajuda e o consolo da Santíssima Virgem Maria durante a pandemia de coronavírus".

A oração ao vivo será realizada às 17h30 (Horário de Roma), no sábado, 30 de maio, e será transmitida na televisão pela EWTN e pelas redes sociais da EWTN e do Grupo ACI.

Os organizadores pediram aos santuários católicos "que participassem celebrando sua própria oração do Terço, de acordo com as medidas locais de saúde, na mesma hora do evento de Roma e que promovam esta iniciativa”.

Segundo informações divulgadas pela Sala de imprensa da Santa Sé, em 29 de maio, o Terço será recitado por pessoas que trabalharam durante a pandemia de coronavírus ou que sofreram de perto as consequências da COVID-19, na Itália.

Entre eles há membros de três famílias que tiveram bebês durante a pandemia, um médico, uma enfermeira, um voluntário da proteção civil com sua esposa e filha, o capelão do hospital nacional de doenças infecciosas, uma pessoa que perdeu um parente próximo pelo coronavírus, um jornalista e, finalmente, um sobrevivente e uma superiora geral que também se recuperou da COVID-19.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: