Inserido na programação do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), cerca de 1200 crianças da Arquidiocese de Belém receberam a Primeira Eucaristia na quinta-feira, 18, em Missa no Estádio do Mangueirão. Foi um dos momentos especiais deste encontro que acontece na capital paraense desde o último dia 15 e segue até o domingo, 21.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Ele convidou os fiéis que lotavam o estádio a recordar também do dia em que receberam a eucaristia pela primeira vez.

O Prelado apontou o exemplo das crianças, capazes de colocar tudo o que têm e o que são com simplicidade a disposição de Jesus. Também pediu que todos os que fossem comungar o fizessem como se fosse a primeira e última oportunidade, valorizando assim de modo especial a eucaristia.

Conforme o site oficial do CEN, antes de receber a Primeira Comunhão, as crianças tiveram um longo período de preparação. Os encontros e reuniões iniciaram-se em 2014, envolvendo catequistas, párocos e as famílias das crianças.

A irmã Ana Amélia Alcântara, uma das catequistas, explicou que as crianças passaram por várias etapas de formação com acompanhamento pelo livro de catequese organizado pela Arquidiocese de Belém.

Além disso, zelavam pela espiritualidade, com Santa Missa, Adoração e confissão. “Uma grande expectativa e ansiedade também, porque é o primeiro encontro deles com Jesus Eucarístico e eles acabam nos passando essa ansiedade e essa emoção”, declarou.

O pequeno Reginaldo Souza, 12 anos, admitiu que sentia naquele momento “uma grande honra misturada com a ansiedade e felicidade porque vou receber Jesus pela primeira vez”. “Eu sempre vou permanecer no caminho de Deus e nunca vou desistir”, acrescentou.

Confira também: