Em um discurso pronunciado nesta quarta-feira, 10 de março, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu ao Papa Francisco por tê-lo recebido no Vaticano, em um encontro ocorrido em fevereiro de 2020.

“Meus agradecimentos ao nosso querido Papa Francisco, não só porque ele mandou uma pessoa me visitar em Curitiba para me mandar uma carta. E depois eu recebi a carta do Papa, além dos belos pronunciamentos do Papa em vários momentos, e o fato de o Papa ter a coragem de me receber no Vaticano”, disse Lula.

A declaração foi dada durante o discurso na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). Este foi o primeiro pronunciamento do petista após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular suas condenações pela Justiça Federal do Paraná na Operação Lava Jato, por entender que a 13ª Vara de Curitiba não tinha competência para analisar os casos.

“O Papa Francisco é inegavelmente o religioso mais importante que temos neste momento”, acrescentou Lula durante seu discurso.

O agradecimento de Lula ao Papa Francisco também foi registrado no Twitter do petista, onde escreveu: “Quero agradecer ao Papa Francisco (@Pontifex_pt) que quando eu estava preso fez questão de me enviar uma carta. E por me receber no Vaticano assim que deixei a prisão para uma conversa sobre o combate à fome e à desigualdade”.

O encontro ao qual o petista se referiu ocorreu em 13 de fevereiro de 2020, na Casa Santa Marta, onde o Pontífice reside. Naquela ocasião, fontes diplomáticas afirmaram a ACI Digital que Lula visitava o Santo Padre na qualidade de cidadão e não de ex-mandatário.

Essa visita se deu através da mediação do presidente argentino Alberto Fernandez, o qual levou ao Pontífice o pedido de Lula que expressou o desejo de conhecê-lo, após o período em que esteve preso em Curitiba (PR).

“A minha visita teve como objetivo principal discutir com o Papa Francisco a questão da desigualdade e a questão da sua luta na defesa de uma boa política ambiental”, disse Lula na época.

Confira também: