O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, assegurou "não ter problema algum" com a possibilidade de que os homossexuais possam aspirar ao cargo de bispo enquanto desde que mantenham voto de celibato, de acordo com o padrão que marca a história e a tradição anglicana, conforme declarou ao jornal The Times.

Rowan dava assim seu apoio à consagração de bispos homossexuais na Igreja da Inglaterra, em sua primeira declaração pública sobre esta questão desde 2002.

Não obstante, Williams rejeitou apoiar relações gays dentro do episcopado porque "o custo que teria que suportar a igreja seria muito grande, uma vez que se chegue a esse ponto".

"Acredito que se não seria honesto comigo mesmo na hora de fazer meu trabalho, significaria que é meu próprio trabalho o que exige que minta. Isso me preocuparia muito. Não sou porta voz de nada. Simplesmente sou alguém que está ao mando durante o desenvolvimento do debate", indicou o arcebispo.

"Para simplificar: não há problema algum com um bispo gay. Sim o há com o fato de que existem padrões tradicionais e históricos que o clericato deve respeitar. Assim sempre será preciso questionar-se sobre sua vida pessoal", acrescentou.