O Pe. Emmanuel Akingbade, pároco de San Benedetto d’Ido-Ekiti (sudoeste da Nigéria), foi libertado depois de ser mantido durante oito dias sob poder de sequestradores.

Segundo a Agência Fides do Vaticano, o Bispo de Ekiti, Dom Felix Ajakaye, contou: “O sacerdote foi sequestrado no dia 8 de junho quando três bandidos armados invadiram a sua casa. Os delinquentes pediram ao sacerdote que lhes pagasse 20 milhões de nairas (equivalente a 100.816 euros) para evitar seu sequestro”.

Como o sacerdote não tinha o dinheiro, os sequestradores obrigaram o Pe. Akingbade a segui-los. 

Dom Ajakaye afirmou à imprensa local: “Os sequestradores lhe pediram uma grande quantia em dinheiro pelo resgate do pároco”. O Bispo lhes respondeu: “A Igreja não é uma instituição com possibilidades econômicas para pagar-lhes”.

O Bispo de Ekiti disse também: “Não pagamos nenhuma quantia pela libertação do Pe. Emmanuel Akingbade”. Ele não entrou em detalhes sobre como conseguiu negociar o resgate com os delinquentes.

Este não foi o primeiro sequestro realizado a um sacerdote na Nigéria. Em maio deste ano, o Pe. Innocent Umor foi raptado em Ikanepo e dois dias depois foi libertado. Do mesmo modo, o Pe. Goodwill Onyeka foi sequestrado e assassinado no dia 1 de junho, ele foi assaltado na estrada Owo-Oba-Akoko (no sul do país) e estava acompanhado pelo seu irmão.