Com ocasião do Dia da Ação Católica e do Apostolado Secular, o Bispo do Cádiz e Ceuta, Dom Antonio Ceballos Atienza, fez um chamado aos Leigos a nutrir-se da Palavra de Deus, da liturgia e da oração para cumprir com sua missão evangelizadora.

O Bispo recordou que "a Igreja celebra, na solenidade do Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Nesta festa também celebra o Dia da Ação Católica e do Apostolado Secular. O Espírito Santo, que enriquece a sua Igreja com múltiplos dons e carismas, continua atuando no mundo e em nossos corações".

"Nesta hora em que a evangelização é a urgência prioritária, o Papa nos pede comunhão com Cristo e com os irmãos, sendo desta maneira ‘sinal para o mundo e uma força atrativa que conduz a acreditar em Cristo’", indicou.

Por isso, explicou, "quando o leigo, individual ou associadamente, se propõe a sua missão e o modo de realizá-la, tem que alimentar-se da Palavra de Deus, da participação ativa na sagrada liturgia, da oração, do serviço aos irmãos. Estas fontes, vigorantes de sua espiritualidade inspirarão uma atitude propriamente evangélica no cumprimento dos deveres que os Leigos têm no mundo familiar, profissional, político e cultural".

"Esta espiritualidade de comunhão é dom do Espírito Santo, que é o princípio dinâmico da variedade e da unidade na Igreja e da Igreja", adicionou.

O Bispo pediu rezar para que "a Ação Católica e todos os Movimentos Apostólicos cumpram com a missão que corresponde à sua identidade; que todos os sacerdotes no exercício de seu ministério pastoral animem a orientação apostólica de suas comunidades; que os cristãos seculares, jovens e adultos, tomem consciência de seu indeclinável responsabilidade missionária no mundo; e que todos na unidade da Igreja saibamos compartilhar a pluralidade de estilos e responsabilidades que se dão no corpo místico de Cristo, que é a Igreja".