A congregação dos Legionários de Cristo inicia nesta quarta-feira 8 de janeiro o Capítulo Extraordinário no qual participarão 61 sacerdotes, com a missão de revisar suas Constituições. Este evento terá início com uma Missa presidida pelo Delegado Pontifício, Cardeal Velasio de Paolis.

Este Capítulo, assinala uma nota de imprensa dos Legionários, terá uma duração aproximada de 20 dias e “é um marco importante para a revisão das Constituições da ordem e da vida da congregação, um caminho que iniciou há mais de três anos sob a guia do Papa Bento XVI quem confiou ao Cardeal Velasio a tarefa de governar a Legião e o Movimento Regnum Christi”, depois de conhecer a dupla vida do falecido fundador, o Padre Marcial Maciel.

Em um comunicado de março de 2010, assinado pelo então Diretor Geral dos Legionários de Cristo, Pe. Álvaro Corcuera, e todos outros diretores territoriais desta congregação reunidos em Roma, os membros da Legião de Cristo reconheceram como verdadeiras as acusações de abusos cometidos por seu fundador, o Pe. Marcial Maciel Degollado, e a vida dupla que levava, incluindo ter uma família com mulher e filhos, e pediram perdão por estes atos às vítimas dos mesmos.

O comunicado titulado "Sobre as presentes circunstâncias da Legião de Cristo e do Movimento Regnum Christi" vai além dos anteriores nos quais somente se mencionava a dupla vida do Pe. Maciel. O texto foi dirigido a "todos aqueles que foram afetados, feridos ou escandalizados pelas ações reprováveis do nosso fundador, o Pe. Marcial Maciel Degollado, L.C".

"Levou-nos tempo assimilar estes fatos de sua vida. Para muitos –sobre tudo para as vítimas– este tempo foi muito longo e doloroso".

Os legionários assinalaram no comunicado que "tínhamos pensado e esperado que as acusações apresentadas contra nosso fundador fossem falsas e infundadas, pois não correspondiam à experiência que tínhamos de sua pessoa e de sua obra. Entretanto, em 19 de maio de 2006 foi emitida uma comunicação da Sala de Imprensa da Santa Sé como conclusão da investigação canônica que a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) tinha iniciado no ano 2004. Nesse então, a CDF chegou a uma certeza moral suficiente para impor sanções canônicas graves, correspondentes às acusações feitas em contra do Pe. Maciel, entre as quais se incluíam atos de abuso sexual a seminaristas menores".

"Portanto, profundamente consternados, devemos dizer que estes fatos ocorreram", indicaram.

Logo depois, o Cardeal Velasio de Paolis foi designado por Bento XVI como Delegado Pontifício para assumir a posição de autoridade mais alta desta congregação e do movimento Regnum Christi e levar adiante uma reforma dos mesmos, incluindo a revisão das suas constituições.

A primeira reunião formal do Capítulo será na manhã da quinta-feira 9 de janeiro. Estarão neste evento sacerdotes e alguns consagrados do Regnum Christi que “também foram convidados a participar”.

Na primeira fase do Capítulo revisar-se-á as Constituições e haverá a escolha de novos líderes da Legião de Cristo. A segunda fase analisará assuntos referentes “à vida da Congregação”.

Os Legionários de Cristo foram fundados em 1941 no México. Entre seus membros há 4 bispos, 932 sacerdotes e 900 seminaristas.