The Orchard Movies lançou o trailer do documentário “The Devil and Father Amorth” (O demônio e o Padre Amorth), um filme que conta a história do nono exorcismo realizado em uma mulher pelo falecido e reconhecido exorcista italiano Gabriele Amorth.

Através do seu canal no YouTube, The Orchard Movies apresentou o trailer do documentário como uma viagem na qual o diretor William Friedkin “segue os passos do exorcista de Georgetown à Itália” para acompanhá-lo em “um dos seus momentos mais angustiantes”. Friedkin é conhecido por ter dirigido o famoso filme “O Exorcista”, em 1973.

Pe. Amorth, falecido em 16 de setembro de 2016, começou o seu trabalho de exorcista em 1985 e realizou dezenas de milhares de exorcismos. Ele fundou a Associação Internacional de Exorcistas em 1990 e foi seu presidente até que se aposentou aos 75 anos, em 2000.

O documentário de Friedkin conta a história de Cristina, uma mulher italiana que depois de passar por uma depressão começou a se comportar de forma estranha durante as festas religiosas e não podia trabalhar.

ADVERTÊNCIA: O VÍDEO PODE FERIR A SENSIBILIDADE DO LEITOR

Ao não encontrar uma solução médica, um psiquiatra aconselhou que fosse atendida por Pe. Amorth, que realizou nove exorcismos durante nove meses.

Em um comunicado divulgado em setembro, quando o documentário foi apresentado no Festival de Cinema de Veneza, Friedkin assegurou que nunca deixou de fasciná-lo “a natureza do bem e do mal e a possibilidade de possessão demoníaca. A oportunidade de presenciar um verdadeiro exorcismo e filmá-lo veio quatro décadas depois de rodar ‘O Exorcista’ e completamente por acaso”.

De acordo com o crítico de cinema Robbie Collin, este documentário “é um epílogo que não é ficção, que não deixa de ser devastador e raro”, no qual “o demônio é quase um narrador: gritos repetidos de ‘Sou Satanás’, ‘Somos legião’, ‘Não, não, não!’, é mais ou menos o que nos mostra”.

Collin relata que “a coluna vertebral do filme foi filmado por Friedkin nos bairros modestos do Pe. Amorth em Roma. Na maioria das vezes, a sua câmera mostra quando Cristina se agita e rosna em sua cadeira, contida pelos ajudantes, enquanto Amorth trabalha através do exorcismo em latim”.

O crítico de cinema destaca que tanto Friedkin quanto o escritor do filme, William Peter Blatty, tinham presenciado um exorcismo de verdade.

O documentário será lançado nos Estados Unidos no próximo dia 20 de abril.

Confira também: