Em 18 de abril, foi lançada uma campanha de oração internacional nas redes sociais chamada #PrayForEcuador, para rezar pelos falecidos, desaparecidos e feridos do terremoto de 7,8 graus ocorrido no último dia 16 no país.

Quatro dias depois de sua publicação, mais de 4500 pessoas já tinham se inscrito com seu e-mail no site prayforecuador para receber de forma aleatória o nome de alguns dos atingidos, de um total de 549 falecidos e milhares de feridos.

A iniciativa surgiu de jovens católicos profissionais do Peru e Equador entre 20 e 25 anos. “A oração verdadeiramente consola e reconforta. Saber que há alguém que mesmo sem o conhecer o tem presente em suas orações, o torna parte da união mais transcendente que existe e não devemos ter medo de confiar na oração e viver esta união”, comentaram os organizadores da iniciativa ao Grupo ACI.

Também convidaram a rezar pelas vítimas e familiares das recentes inundações na Argentina, Chile e Uruguai e os afetados pelo terremoto de 7,3 graus no Japão; assim como pelos resgatistas e voluntários que participam dos trabalhos humanitários.

Uma das organizadoras da campanha, Liz Mero, disse ao Grupo ACI, de Guayaquil, que para a iniciativa pensaram nas pessoas que “necessitam de consolo e esperança” e “para que nossos irmãos não percam a fé”.

Julio Vásconez, o jovem equatoriano que desenvolveu o projeto, afirma que é uma alegria usar sua profissão como “uma ferramenta para servir” e participar de uma campanha que “suscita nas pessoas procurar e recordar Deus sem deixar de atuar”.

O desenhista peruano Roberto Chumbimuni, de Lima, manifestou que “o vínculo espiritual vai além de nossas nacionalidades. Missão é missão, todos juntos de onde estivermos”.

Além deste site e sua presença no Facebook e no Instagram, os organizadores lançaram outra página que reúne informação completa dos centros de apoio, junto com a difusão de dados dos desaparecidos.

Mais informação em: prayforecuador.mvc-ecuador.org  e info.prayforecuador.com

Confira também: