Na noite desta sexta-feira, 13 de julho, ao final de uma missa presidida pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro , Dom Orani João Tempesta, foi lançada a Oração Oficial pela JMJ Rio2013.

O evento, que marca a chegada à contagem regressiva de um ano até julho do próximo ano, quando será realizada a Jornada, congregou milhares de jovens no largo da Carioca que após a missa foram em procissão ao Santuário de Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, para a tradicional Vigília dos Jovens Adoradores.

A oração, recitada hoje pela primeira vez por Dom Orani com os jovens que estiveram na missa, pede a Deus Pai, Filho e Espírito Santo para que os jovens “impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo”.

Fazendo menção ao grande símbolo religioso da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, a oração também afirma: “Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. (...) Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização”.

“A oração é para que,mais intensamente e de forma direcionada,se reze pelas intenções que nós temos para esse ano de contagem regressiva. Para fazer a oração tivemos que contar com a ajuda da ação do Espírito Santo em reuniões que eram não só para a construção de um texto, mas reuniões de oração, nas quais meditávamos e tentávamos associar tudo aquilo que era característico da Jornada”, afirmou padre Leandro Lênin, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral da JMJ.

Para ele, “é uma oração essencialmente trinitária e, acima de tudo, de invocação do Espírito pela formação dos novos discípulos e missionários, que irão por todos os cantos da terra para evangelizar".

"Nós queremos, ao orar pela JMJ, rezar também por aqueles que estão doando o seu tempo em parceria conosco para ajudar-nos. Rezamos pelos voluntários, rezamos por tudo aquilo que vai acontecer e, principalmente, rezamos pelos peregrinos que virão de todos os lugares da Terra para estar junto conosco no próximo mês de julho em 2013”, concluiu Pe. Leandro.

Padre Arnaldo Rodrigues, outro diretor do setor, destacou que “uma Jornada não se faz sem a oração”.

“É preciso oração para se preparar para a JMJ, para trabalhar pela JMJ, para ter as inspirações para construir a Jornada, e viver a Jornada. A escolha teve a participação do setor pastoral, dos bispos e de teólogos, para que ela tivesse um espírito bem jovem, feita para os jovens e pelos jovens, intercedendo por todos aqueles que buscam viver a JMJ”, completou.

“A oração vai percorrer o mundo inteiro”, explicou padre Arnaldo, que sublinhou o aspecto de que “rezar a mesma oração com o mesmo espírito pela Jornada” favorecerá a comunhão espiritual de todos aqueles que rezarão pelos preparativos da Jornada e pelos peregrinos que virão ao Rio.

Abaixo reproduzimos o texto da oração oficial da JMJ Rio 2013:

ORAÇÃO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!

A oração, também pode ser vista sendo rezada por jovens em um vídeo produzido pelo COL: http://www.rio2013.com/pt/multimidia/videos/101/Oracao-Oficial-JMJ-Rio2013