Vários ladrões ingressaram na madrugada da quarta-feira à igreja de Santa Maria Madalena de Ciempozuelos, Madri (Espanha) e levaram 20 euros, destruíram a coroa da Virgem e o sacrário, informaram à Europa Press fontes da paróquia.

O roubo teve lugar no meio da madrugada, já que os vizinhos deram o aviso poucos minutos depois das 6:00 a.m. desta quinta-feira. O sacerdote avisou a Guarda Civil e comprovou que tinham forçado a caixinha de dinheiro das velas e tinham destroçado a coroa da Virgem da Madalena, que ontem, Sexta-feira das Dores, ia sair em procissão pelas ruas do município.

Os ladrões também fizeram destroços na porta do sacrário e pulverizaram pelo chão diferentes objetos e roupa utilizada pelo pároco nos ofícios. Agentes da Guarda Civil se transladaram ao lugar para recolher provas e documentação, conforme confirmaram à Europa Press fontes do Comando de Madrid.

Precisamente, o vice-presidente regional, Ignacio González, e vários membros do Governo regional visitaram no mês passado este templo e também o convento das Clarissas de Ciempozuelos, edifícios nos quais a Direção Geral de Patrimônio Histórico da Comunidade de Madrid realiza obras de restauração em colaboração com Caja Madrid.

Mas os malfeitores não entraram só na igreja. Durante a madrugada também partiram com a intenção de roubar três bares e um açougue. Em dois deles não se levaram nada, além dos destroços, e em um terceiro levaram 300 euros.

Aumento de roubos e ataques a igrejas

Não é a primeira vez que a igreja do Ciempozuelos sofreu um roubo. Nas ocasiões anteriores, os ladrões utilizaram o mesmo 'modus operandi' e só levaram uns poucos euros, embora tenham levado diversos objetos de valor religioso e artístico.

Na Comunidade de Madrid, os roubos e ataques em igrejas aumentaram nos últimos anos. Assim, em julho de 2009 seis artefatos incendiários foram encontrados pela Polícia na paróquia de Santa Genoveva, em Majadahonda, assim como em outras igrejas.

Em 15 de dezembro de 2010 uns desconhecidos entraram na capela do Centro de Peregrinos de Pozuelo del Alarcón e queimaram o altar da capela e o tapete que o rodeia. Nove dias depois, em plena Véspera de natal, por volta das 03:45h, uns desconhecidos orvalharam com algum produto inflamável a porta de madeira da igreja de Santa Catarina Mártir, em Majadahonda, que ficou muito danificada. Segundo o pároco, Juan Francisco Pérez Ruano, as intenções dos desconhecidos era que o fogo chegasse ao artefato de madeira do coro.

No mês de fevereiro passado a associação HazteOir informava dois indivíduos arrancaram o sacrário do Retábulo do Templo da igreja de Majadahonda enquanto estava aberto ao público, levando consigo as formas consagradas. Por outro lado, no último 15 de março roubaram o cálice sagrado, as casulas, um cálice e os Santos Óleos na igreja da Ascensão de Madrid.