Na manhã de hoje se realizou o juramento dos novos recrutas da Guarda Suíça, que todo dia 6 de maio ocorre no Pátio de São Dâmaso no Vaticano.

Diante de cardeais, bispos, membros da cúria, representantes das delegações diplomáticas ante a Santa Sé, do exército suíço, familiares e amigos, os 30 novos recrutas foram um a um prestando juramento sobre a bandeira do Corpo e vestido o tradicional uniforme.

''Respira-se um ar de festa. O ressonar de vozes e música, as cores dos uniformes, das bandeiras, e a presença de tantos convidados demonstra que estamos vivendo um momento importante'', disse o Arcebispo Giovanni Angelo Becciu, Substituto da Secretaria de Estado, em seu discurso representando o Santo Padre.

Dom Becciu disse logo que ''passaram 508 anos da fundação deste meritório Corpo de Guarda e o fato de que a Suíça não cesse de enviar jovens desejosos de fazer parte do serviço do Papa é motivo de fervente agradecimento a Deus''.

No discurso, o Prelado animou os novos recrutas a invocar com afeto e devoção os dois novos Santos, São João Paulo II e São João XXIII.

“Peçam-lhes que os ajudem a cumprir as suas obrigações da melhor maneira”. Além disso, recordou que “estamos no mês de maio, mês de Maria, por isso o início de seu serviço está sob a proteção especial de Maria Santíssima”.

Na cerimônia, a delegação do governo cantonal de Svitto estava encabeçada pelo seu presidente Walter Stahlin, e contou com a presença do novo embaixador suíço ante a Santa Sé Pierre-Yves Fux.

Esta tarde, às 17h30, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado celebra uma Eucaristia na basílica de São Pedro que será acompanhada pelo coro ''Singkreis Brunnen''.