Entre os dias 11 e 15 de setembro, foi realizado no Auditório da Cúria Geral dos Jesuítas em Roma, o Seminário Internacional sobre a situação dos Jovens no Mundo, em preparação da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos intitulada “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, a ser realizada em outubro de 2018.

O seminário contou com a presença de 82 convidados dos cinco continentes: 21 jovens, 17 especialistas de universidades eclesiásticas, 15 especialistas de outras universidades, 20 formadores e membros da pastoral juvenil e vocacional e 9 representantes de organismos da Santa Sé.

Os organizadores do seminário destacaram de maneira especial a presença dos jovens de várias regiões geográficas do mundo, contextos socioculturais e religiosos, com o objetivo de obter suas contribuições ativas nos estudos e nos trabalhos através das suas experiências de vida e suas reflexões.

Os temas tratados nas sessões de trabalho foram: os jovens e a identidade; os jovens e a alteridade; os jovens e seus projetos; os jovens e a tecnologia; os jovens e a transcendência. A cada um dos temas foi dedicada a uma sessão completa. De manhã, iniciavam com uma meditação bíblica e em cada comunicação havia um debate.

Ao longo dos quatro dias de trabalho e debates, escutaram testemunhos de jovens afetados por situações de conflitos bélicos e analisaram formas de recuperação e fortalecimento dos valores ante os desafios atuais.

Também analisaram a importância da educação no processo de formação de uma identidade completa que responda às necessidades de orientação e de reconciliação. Mencionaram as necessidades de muitos jovens migrantes que abandonam seus países a fim de fugir das guerras e situações de violência, assim como situações de extrema pobreza e de falta de oportunidades.

Além disso, falaram sobre o desafio dos jovens no mundo da política e da responsabilidade social através de projetos de solidariedade. Também abordaram sobre o desafio que as novas tecnologias são para as novas gerações, educadas em uma sociedade fortemente influenciada, e seus problemas derivados tanto a nível antropológico como moral e relacional, assim como as suas perspectivas no campo da evangelização.

Do mesmo modo, dedicaram várias reuniões de trabalho a estudar a busca da transcendência dos jovens de hoje e como a Igreja pode chegar a esses jovens.

Finalmente, foi realizada uma avaliação de todos os trabalhos e conclusões realizados nesses dias, nas quais evidenciaram as condições para acompanhar as novas gerações tanto no compromisso como no desejo da Igreja na resposta à busca de jovens que possam ser protagonistas na construção de um mundo melhor.

Confira também: