“Se acreditas em mim, te surpreenderei” (tradução livre), é o título do primeiro livro de Anna Vives, tipografista com síndrome de Down, que conta a história de superação pessoal de Anna e como chegou, apesar de sua deficiência, a ter um trabalho e até a inventar uma tipografia.

O primeiro livro de Anna Vives, editado pela editora Planeta, foi apresentado na segunda-feira passada junto com o técnico da seleção espanhola de futebol, Vicente del Bosque, pai de um jovem que também sofre com a mesma anomalia genética.

O relato conta de forma próxima a história de superação de Anna. Ela foi a terceira em um parto de trigêmeos. Entretanto, só ela nasceu com esta deficiência.

Anna explica também que graças à ajuda do escritor, ensaísta e tradutor, Francesc Miralles, pôde superar as suas primeiras dificuldades no colégio. Ademais, conseguiu subir ao pódio de uma corrida de Moto GP em companhia de Jorge Lorenzo, ficar em terceiro lugar no prêmio ao “Catalão do Ano” e desenhar uma tipografia para as camisas do Barcelona com os nomes dos jogadores, e estas foram usadas por Messi e Iniesta que é o seu jogador preferido.

"Tomara que passem à seleção espanhola os valores do esforço, do trabalho em equipe, da ilusão e da amizade" que Anna mostra no livro, expressou Vicente del Bosque durante a apresentação.

O técnico espanhol assegurou sentir-se "emocionado e identificado" com a história de Anna e pelo "tremendo humanismo e o tremendo amor" que esta transmite.

O livro terá uma versão em áudio a cargo da ONCE (Organização Nacional de Cegos Espanhóis) para as pessoas com deficiências visuais.

O editor de Planeta, David Figueras, afirmou que esta publicação "trata de sonhos, de limitações, de problemas, mas também de soluções, capacidades, trabalho em equipe, de integração, de que ninguém é mais que ninguém e de que sem medo tudo se torna possível".

Também destacou que Anna "conseguiu as metas que se propôs junto com a equipe da Fundação que a apoiou diariamente e vendo como ela pôde, sentimos que todos podemos".

Marc Vives, irmão da autora do livro e responsável pela Fundação Itinerarium, disse: "demonstra que, da mesma forma como fez Edison em seu momento, é necessário tentar mil vezes para conseguir acender uma lâmpada".

"Nunca teríamos imaginado que Messi ou Iniesta levariam a tipografia de Anna ou que hoje apresentaríamos este livro", assegurou. Além disso, também destacou que apesar das dificuldades que sua irmã teve para incorporar-se à vida laboral, ela superou-se e "aprendeu mecanografia durante cinco meses, até que não cometia nenhuma falha para poder trabalhar na fundação".

"Para estas pessoas, ter trabalho é fundamental, significa fazer parte da normalidade. Anna faz um ano estava triste e agora a vemos tão contente que é a primeira que chega ao trabalho", explicou seu irmão Marc.

Vicente del Bosque também insistiu em que as pessoas com síndrome de Down necessitam oportunidades para trabalhar já que só 5 por cento delas têm trabalho na Espanha. Del Bosque assegurou que este testemunho "demonstra que todo mundo está em mãos da formação". A sociedade "está obrigada a dar-lhes a melhor formação e preparação, e também a melhor integração, que faz com que possam trabalhar", afirmou.

Além disso, o técnico nacional felicitou a escritora do livro “Se acreditas em mim, te surpreenderei” por contribuir a que "todo o mundo da deficiência tenha visibilidade" e a que as pessoas como ela "surpreendam cada vez menos, porque esse é o melhor sintoma".